FERRAMENTAS LINUX: O grande lote de novos IDs AMD RDNA2 PCI está se encaminhando para o Kernel Linux 5.15

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

O grande lote de novos IDs AMD RDNA2 PCI está se encaminhando para o Kernel Linux 5.15

 

Confira !!

Na semana passada  a AMD adicionou mais 17 RDNA2 PCI IDs ao seu driver Linux, o que é bastante incomum dada a quantidade e o número de PCI IDs já encontrados no driver do kernel AMDGPU para essas GPUs de última geração e a série Radeon RX 6000 já sendo meia idade. Conforme observado naquele artigo e aparentemente de acordo com os vários outros artigos da indústria após as notícias da Phoronix, parece ser provável que haja algum tipo de atualização de RDNA2. Agora, esses novos IDs de PCI estão sendo enfileirados para introdução no ciclo atual do Kernel Linux 5.15.

Em vez de esperar até o Kernel Linux 5.16 para adicionar esses 17 novos IDs PCI, eles foram enviados ontem como parte de um lote inicial de "correções" AMDGPU para o Kernel Linux 5.15. Esses IDs PCI perderam a solicitação principal de pull de DRM para o Kernel Linux 5.15 mas deve ser capaz de pousar com segurança como uma "correção", uma vez que não corre o risco de regredir qualquer novo suporte de hardware existente, uma vez que está apenas adicionando novos IDs de PCI para suporte de hardware.

Outras correções de AMDGPU que acabaram de ser enviadas para o Linux 5.15 incluem a ativação do suporte de exibição de dispersão / coleta para APUs Yellow Carp (que devem ser as APUs "Rembrandt"), desativação do gerenciamento dinâmico de energia PCI Express (DPM) nas plataformas Intel Rocket Lake desde que parecem estar causando problemas de áudio para pelo menos algumas GPUs Radeon (Polaris tem sido relatado para estar tendo problemas com Rocket Lake), e outras pequenas correções.

Os novos IDs de PCI e várias correções de driver foram enviados por meio desta solicitação de pull para a árvore do DRM e, por sua vez, nos próximos dias será enviado como parte das correções de DRM para o ciclo do Kernel Linux 5.15. O Kernel Linux 5.15 estável deve ser lançado em cerca de dois meses.

Veremos também se esses novos IDs PCI também serão portados para a série estável do kernel Linux existente, já que nenhuma outra mudança funcional foi feita no driver. (O patch em questão não é CC'ing estável.) Mas pelo menos sem nenhuma outra mudança de driver necessária, ele provavelmente acabará sendo portado para trás ou transportado por kernels de distribuição, de modo que esses cartões de atualização Radeon RDNA2 serão capazes de ver o que está acontecendo Suporte imediato ao Linux no lançamento.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário