Confira !!
O Systemd-oomd como o daemon sem memória originalmente desenvolvido pelo Facebook tem amadurecido muito bem desde a fusão no ano passado e sua implantação mais notável até agora foi com a estreia do Fedora 34 no início deste ano. Anita Zhang do Facebook forneceu uma atualização hoje sobre o esforço systemd-oomd.
Durante a Linux Plumbers Conference (LPC2021) hoje foi feita esta atualização de Anita no systemd-oomd. O Systemd-oomd sendo usado por padrão no Fedora 34 foi um dos grandes impulsionadores deste ano para o projeto. Alguns problemas iniciais já resolvidos com o systemd-oomd giravam em torno dos limites iniciais para iniciar a eliminação de OOM sendo muito baixa, a eliminação de swap sendo muito agressiva e recursos de CPU altos.
Um novo recurso para systemd-oomd está trazendo suporte em torno de configurações para unidades de usuário. Essa solicitação de pullfoi fundido no systemd ontem em torno do suporte às atualizações de propriedades ManagedOOM da unidade do usuário. Um dos patches explica:
Comparado com PID1 onde systemd-oomd tem que ser o cliente para PID1 porque PID1 é um processo mais privilegiado do que systemd-oomd, systemd-oomd é o processo mais privilegiado em comparação com um gerenciador de usuário, então temos gerentes de usuário sendo o cliente enquanto systemd- oomd agora é o servidor.
O mesmo protocolo varlink é usado entre gerenciadores de usuários e systemd-oomd para entregar atualizações de propriedades ManagedOOM. systemd-oomd agora configura um servidor varlink ao qual os gerenciadores de usuários se conectam para enviar atualizações de propriedades do ManagedOOM.
Também adicionamos validação extra para garantir que remetentes não-root não enviem atualizações para cgroups que eles não possuem.
Outra área de melhoria que está sendo discutida é oferecer mais informações ao matar um cgroup em uma fatia do usuário. Agora, quando os programas do usuário são eliminados, há pouca informação transmitida ao usuário de que eles foram eliminados em nome do gerenciamento de falta de memória. O pensamento atual é que o systemd-oomd tenha uma interface D-Bus para permitir que os clientes saibam sobre as notificações OOMD.
Mais detalhes sobre o estado do systemd-oomd para o outono de 2021 podem ser encontrados por meio da apresentação de Anita embutida abaixo (se o YouTube está agindo mal, ele começa a cerca de três quartos do fluxo) e este conjunto de slides da apresentação.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário