FERRAMENTAS LINUX: A Intel começa a preparar o driver gráfico do Linux para o hardware multicamada

domingo, 10 de outubro de 2021

A Intel começa a preparar o driver gráfico do Linux para o hardware multicamada

 

Confira !!

A Intel vem preparando o lançamento do Xe HP há muitos meses, incluindo um trabalho fundamental em torno de seu suporte a gráficos / aceleradores discretos para a pilha de drivers gráficos do Linux já há um bom tempo. No front do Xe HP, a tarde de sexta-feira trouxe uma série de patches importante postada pela primeira vez: o trabalho inicial em torno do suporte a vários blocos.

Intel Xe HP / Ponte Vecchio introduz a noção de um design multi-ladrilho / chip. Até agora, o driver gráfico Intel Linux foi construído em torno de um único design de ladrilho, mas os patches enviados na tarde de sexta-feira começam as mudanças de infraestrutura no driver DRM do kernel i915 para suportar vários ladrilhos.


A alavanca da capa de remendo resumiu o estado atual das coisas:

Algumas de nossas próximas plataformas, incluindo o Xe_HP SDV, suportam um design "multi-tiles". Uma plataforma multi-tile é efetivamente uma plataforma com múltiplas instâncias GT e regiões de memória local, tudo atrás de um único dispositivo PCI. Da perspectiva do i915, isso se traduz em várias estruturas intel_gt por drm_i915_private. Esta série fornece a refatoração inicial para suportar vários GTs independentes por placa, mas trabalho adicional (especialmente relacionado à memória local) será necessário para habilitar totalmente uma plataforma multi-tile.

Observe que a presença de vários GTs é amplamente transparente para o espaço do usuário. Uma plataforma de vários blocos anunciará uma lista maior de mecanismos para o espaço do usuário, mas o conceito de "bloco" não é algo com que o espaço do usuário deva se preocupar diretamente. Haverá algumas implicações uapi posteriormente devido aos dispositivos possuírem várias regiões de memória local, mas esse aspecto de vários blocos não é coberto por esta série de patch e aparecerá em trabalhos futuros.

Essa cesta inicial de código multi-tiles agora está fora para revisão . Embora seja necessário mais trabalho em torno do manuseio da memória local, é improvável que isso aconteça a tempo para o próximo ciclo do Kernel Linux 5.16.







Fonte

Até a Próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário