Confira !!
O mantenedor do subsistema de blocos do Linux e desenvolvedor líder de IO_uring, Jens Axboe, continua fazendo otimizações surpreendentes no código do kernel para extrair o máximo potencial de desempenho de seu sistema novinho em folha.
Depois de atualizar para um sistema AMD Ryzen 9 5950X para desenvolvimento e manter seu armazenamento Intel Optane Gen2, ele terminou setembro sendo capaz de atingir cerca de 5,1 M IOPS por núcleo para este sistema que ele usa para teste de referência e avaliação de mudanças no subsistema de bloco do Linux. Aquele 5,1 M IOPS por núcleo é impressionante, enquanto anteriormente ele estava feliz em bater acima de 3 M IOPS por núcleo.
Agora, embora com pouco mais de uma semana para pressionar seu novo sistema, ele já ultrapassou 6M IOPS com mudanças de kernel em andamento e agora está se aproximando rapidamente de 7M IOPS por núcleo na mesma plataforma.
Updated the branch, see link in comment for tweet below. The only way is up:
— Jens Axboe (@axboe) October 9, 2021
IOPS=6837504, BW=3338MiB/s, IOS/call=32/31, inflight=(73 69)
IOPS=6823296, BW=3331MiB/s, IOS/call=32/32, inflight=(110 46)
Hopefully we'll break 7M next week. https://t.co/wZiCgpfEZG
Axboe compartilhou que ele está com cerca de 6,8 milhões de IOPS por núcleo agora, como terminou na semana passada. Ele observou que esta semana espera "quebrar 7M" como seu mais recente desafio auto-imposto para este engenheiro Linux atualmente empregado pelo Facebook.
Seus patches que impulsionam o melhor desempenho foram alterações no código de bloco, NVMe, multi-queue blk-mq e IO_uring. Suas melhorias estão sendo testadas por meio do branch "perf-wip" do linux-block . Esperançosamente, a maioria desses patches, pelo menos, estarão prontos para mainlining na janela de mesclagem do 5.16 em novembro.
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário