FERRAMENTAS LINUX: O Sculpt OS 21.10 baseado em Genode adiciona a aceleração de GPU Intel, suporte para a USB Web Câmera

sábado, 16 de outubro de 2021

O Sculpt OS 21.10 baseado em Genode adiciona a aceleração de GPU Intel, suporte para a USB Web Câmera

 

Confira !!


Na quinta-feira, além dos lançamentos do Ubuntu 21.10 (mais seus derivados) e do OpenBSD 7.0 , o Sculpt OS baseado no Genode OS Framework viu seu lançamento 21.10.

O Sculpt OS continua a servir como um sistema operacional de propósito geral construído a partir do Genode OS Framework como uma plataforma de sistema operacional original de código aberto.

Uma adição significativa com o Sculpt OS 21.10 agora é compatível com gráficos acelerados por hardware Intel neste sistema operacional. Este suporte de GPU Intel no Sculpt OS é baseado no suporte de driver Mesa de código aberto no qual a Intel investe para sua cobertura de driver Linux e trabalho de portabilidade a partir do driver kernel Linux Intel. Isso também faz uso do código multiplexador de GPU personalizado da Genode, apresentado no início deste ano.

Outra grande mudança, especialmente durante esses tempos pandêmicos de trabalho em casa, é o suporte inicial para câmeras da web USB. O Genode OS 21.05 introduziu o suporte a câmeras da web e agora esse trabalho está chegando ao Sculpt OS 21.10, principalmente com foco na integração do VirtualBox e QEMU para executar o Genode / Sculpt OS como uma VM.

O Sculpt OS 21.10 também deu mais um passo além de sua fase rudimentar, pois seu navegador Falkon baseado em Chromium está começando a funcionar para reproduzir conteúdo de mídia, como vídeos e sons, dentro do navegador. Ainda há mais progresso a ser feito, mas os marcos iniciais estão sendo atingidos.

Downloads e mais detalhes sobre o Sculpt OS 21.10 podem ser encontrados em Genode.org .







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário