Confira !!
Já se passou mais de um ano desde que a Intel divulgou Advanced Matrix Extensions e começou a postar patches para trazer o suporte AMX no Linux em antecipação aos processadores Xeon Escaláveis "Sapphire Rapids". Enquanto o trabalho do lado do compilador para GCC e LLVM / Clang está chegando, finalmente com o próximo ciclo do Kernel Linux 5.16 que o suporte AMX parece pronto para ser executado.
Mesclado ontem ao branch "x86 / fpu" de tip / tip.git, onde as alterações de FPU do kernel são enfileiradas antes da próxima janela de mesclagem, o último dos patches de ativação do AMX foi enfileirado. Mais notavelmente, o trabalho para realmente ativar o recurso AMX e ser capaz de expô-lo ao espaço do usuário por meio da nova interface.
Ao contrário do AVX-512 e anteriores, os aplicativos de espaço do usuário, na verdade, precisam solicitar o suporte do kernel para poder usar a funcionalidade Advanced Matrix Extensions. A interface prctl aorund os recursos XSTATE dinâmicos é documentada com este commit .
Desde o ano passado, os engenheiros de código aberto da Intel enviaram muitas revisões para os patches AMX, enquanto agora parece que ele estará em vigor para a próxima versão do kernel. A janela de mesclagem do Linux 5.16 será aberta em uma ou duas semanas, enquanto o kernel estável do Linux 5.16 deve ser lançado no início de janeiro. O Linux 5.16, por sua vez, deve ser a versão do kernel usada por empresas como o Ubuntu 22.04 LTS. O Kernel Linux 5.16 está trazendo muitos novos recursos, sendo o AMX apenas o mais recente. Enquanto isso, os processadores Xeon Sapphire Rapids com suporte AMX devem estar disponíveis no segundo trimestre.
Enquanto aguarda o início do ciclo do Kernel Linux 5.16, os patches enfileirados podem ser obtidos por enquanto no branch x86 / fpu de tip.git .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário