Confira !!
O suporte do driver de código aberto Nouveau para a série GeForce RTX 30 "Ampere" permanece muito limitado - principalmente, sem qualquer suporte de aceleração 3D - mas agora a GPU GA106 pode acender para a GeForce RTX 3060.
Desde o início deste ano tem tem sido o suporte básico do driver Nouveau para o Ampere, mas sem aceleração 3D, então basicamente equivale a um driver de configuração do modo kernel para pelo menos (espero) fazer a tela funcionar bem. A NVIDIA ainda não publicou os arquivos de microcódigo / firmware assinados com Ampere necessários para ativar os motores e fazer com que o 3D acelerado funcione.
Então, novamente, mesmo com as placas de vídeo GeForce GTX 900 Maxwell por meio de RTX 20 "Turing", há suporte a 3D de código aberto, mas pouco prático por não ter nenhum suporte de re-clocking para ser capaz de conduzir as placas de vídeo em seu núcleo nominal / frequências de memória e, portanto, preso a frequências de clock de boot-time muito baixas. Além disso, ainda não existe nenhum driver Nouveau Vulkan adequado ou semelhante. O melhor suporte de driver open-source NVIDIA "Nouveau" permanece com a série GeForce GTX 600/700 por enquanto
Com um patch sendo enviado , o suporte GA106 é adicionado ao lado de outras GPUs Ampere para o driver de kernel DRM Nouveau. O suporte GA106 está chegando agora que Ben Skeggs da Red Hat colocou as mãos em uma placa de vídeo e com uma adição básica pode confirmar que está funcionando tanto quanto deveria neste momento. Este suporte RTX 3060 deve, por sua vez, pousar no Kernel Linux 5.17, mas dadas as limitações do Nouveau, não espere muito dele por enquanto.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário