Confira !!
O grande conjunto de alterações de bloco do Kernel Linux 5.16 foi mesclado hoje com a abertura do novo ciclo do kernel. Embora as grandes otimizações de I / O abordadas recentemente tenham sido o foco principal, também há muito mais no subsistema de blocos que vem com o Kernel Linux 5.16.
Além de todas as otimizações de I / O buscadas por Jens Axboe e outros em agora serem capazes de atingir cerca de 10 milhões de IOPS por núcleo no sistema de teste do mantenedor, alguns dos outros blocos de trabalho para Linux 5.16 incluem:
O conjunto central de atualizações de bloco incluem melhorias de contabilidade MQ-Deadline, suporte de pesquisa de retrabalho para ser baseado em bio para permitir a pesquisa de drivers de base biológica, suporte de núcleo de camada de bloco para unidades multi-atuador, melhorias de criptografia de blk, melhorias de plugging, suporte de quiesce de fila simultânea e outras melhorias.
O suporte multi-atuador foi contribuído pelo engenheiro da Western Digital Damien Le Moal. A mudança do lado do kernel necessária é para suporte de faixas de acesso independentes dentro do código blck.
Este patch implementa suporte para expor um intervalo de acesso independente de dispositivo de bloco ao usuário por meio de sysfs para permitir a otimização de acessos de dispositivo para aumentar o desempenho.
Para descrever o conjunto de faixas de setor independentes de um dispositivo (atuadores de HDDs multi-atuadores ou entradas de tabela de um dispositivo dm-linear), é apresentado o tipo struct blk_independent_access_ranges. Esta estrutura descreve os intervalos de setor usando uma matriz de estruturas struct blk_independent_access_range. Essa estrutura de intervalo define o setor inicial e o número de setores do intervalo de acesso. Os intervalos na matriz não podem se sobrepor e devem conter todos os setores dentro da capacidade do dispositivo.
Os intervalos são expostos via / sys / block / sd * / queue / independent_access_ranges / . Os discos rígidos com vários atuadores são uma tendência nova e crescente, como com a tecnologia Seagate MACH.2 para dois atuadores em um disco rígido para maior paralelismo. Os drives com vários atuadores são de interesse crescente para hiperscaladores e outras organizações com necessidades de armazenamento em disco rígido denso, mas de alto desempenho. Espera-se que a Western Digital, Seagate e outros fornecedores lancem mais discos multi-atuadores no próximo ano.
Seguindo essas atualizações de bloco, o suporte ao multi-atuador SCSI foi mesclado como parte de um pull separado com este manuseio de intervalos de acesso independente.
Saiba mais sobre unidades com vários atuadores no blog da Seagate .
As atualizações de driver de bloco trazem melhorias NVMe e outros drivers churn.
O IO_uring changes trazem um modo assíncrono híbrido, suporte para problemas em lote no bloco, melhorias de eficiência de IPOLL e outros trabalhos relacionados ao desempenho que contribuíram para um número empolgante de últimas semanas.
Até mesmo o código do CDROM viu algumas atualizações neste ciclo. Uma novidade no código do CD-ROM no Linux 5.16 é uma nova interface "CDROM_TIMED_MESA_CHANGE" para detecção de alteração de mídia aprimorada. Isso permite descobrir se o disco foi trocado desde o tempo fornecido pelo usuário e retornar a hora da última troca do disco.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário