FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.16 apresentando a capacidade de um driver testar o hardware enquanto está desligado

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

O Kernel Linux 5.16 apresentando a capacidade de um driver testar o hardware enquanto está desligado

 



Confira !!

A semana passada viu o conjunto principal de ACPI e mudanças de gerenciamento de energia para o Kernel Linux 5.16, enquanto a fusão na quarta-feira foi um conjunto secundário de atualizações. Notáveis ​​no lado ACPI são algumas mudanças na preparação para permitir que os drivers Linux "investiguem" o hardware enquanto são desligados.

Esta mudança contribuída pela Intel para o kernel do Linux é sobre permitir que certos dispositivos sejam testados por um módulo do kernel sem alterar seus estados de energia / serem ligados. É uma espécie de esquina em que normalmente não é possível testar o hardware e carregar o driver sem que o componente seja inicializado, garantindo que ele acenda e funcione com sucesso. Isso não funcionará magicamente para todos os drivers / hardware, mas depende do anúncio do suporte ACPI necessário.

A motivação da Intel para permitir que um driver investigue um dispositivo desligado é, na verdade, em torno de câmeras da web de laptop ... Com algumas câmeras da web, ligar a câmera da web (obviamente) resultará na iluminação do LED de privacidade da câmera também. Por motivos de segurança, o LED de privacidade da câmera normalmente não pode ser controlado pelo software do sistema operacional. Mas para evitar interromper a experiência do usuário e pensar que o Linux ou algo pode estar espionando quando o sistema está inicializando, existe o desejo de sondar um dispositivo enquanto ele está desligado. A iluminação do LED de privacidade no comportamento atual normalmente é muito breve, mas isso eliminaria a necessidade de ligar a câmera ao carregar o driver do kernel.

Mas no lado negativo, se houver problemas de hardware que não serão conhecidos até tentar usar o driver / câmera. Com os patches iniciais da Intel, suas alterações foram direcionadas aos drivers imx319 e at24, enquanto outros drivers do kernel do Linux podem ser usados ​​para esta funcionalidade se tiverem o recurso ACPI necessário.

O código está entrando na árvore ACPI à medida que apresenta o objeto "_DSC" para o objeto de gerenciamento de energia, indicando o estado D mais profundo em que um dispositivo pode estar para avaliar seus objetos de configuração. Os dispositivos que suportam este objeto _DSC ACPI podem permitir que o kernel saiba que pode permanecer em um estado D3cold ou semelhante durante o processo de investigação do driver e não ligá-lo totalmente. A proposta de especificação da ACPI foi feita no início deste ano aqui .

A atualização da ACPI que permite este suporte _DSC para sondagem sem alterar os estados de energia pode ser encontrada por meio desta solicitação de pull .







Fonte

Até a próxima !!




Nenhum comentário:

Postar um comentário