Confira !!
No mês passado, a Apple anunciou os SoCs M1 Pro e M1 Max, enquanto os patches Linux mais recentes originalmente escritos para o Apple M1 lançado no ano passado, emparelhados com algumas pequenas mudanças, estão permitindo que a plataforma de código aberto inicialize no M1 Pro MacBook.
Hector Martin, com o projeto Asahi Linux, tem trabalhado para trazer o mais novo hardware da Apple para o Linux por meio de crowdfunding. Hoje ele foi capaz de inicializar o Linux em um shell no M1 Pro MacBook com portas USB funcionais. Com algumas mudanças além de todo o outro trabalho do Linux M1 realizado no ano passado por Hector e outros, ele foi capaz de atingir esse marco relativamente rápido.
Ele confirmou que SMP, IRQs, IPIs, console de buffer de quadro, DART, USB (incluindo fornecimento de energia), I2C e GPIO estão funcionando com o M1 Pro. Em seguida, ele está olhando mais para PCI Express, especialmente para trazer leitor de cartão SD e suporte WiFi. Também não há suporte para armazenamento, mas a esperança é que isso não seja um grande fardo. O suporte de teclado e trackpad para o Apple M1 também depende de um driver SPI à prova de conceito.
Linux on the M1 Pro status: boots to a shell with working USB ports
— Hector Martin 💉💉 (@marcan42) November 2, 2021
Working: SMP, IRQs, IPIs, framebuffer console, DART, USB, USB-PD, I²C, GPIO. Next I'm looking at PCIe (WiFi & SD card reader). pic.twitter.com/vrowyul4y3
Nenhum comentário:
Postar um comentário