FERRAMENTAS LINUX: O Linux pode inicializar no Apple M1 Pro, mas ainda resta mais trabalho

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

O Linux pode inicializar no Apple M1 Pro, mas ainda resta mais trabalho

 


Confira !!


No mês passado, a Apple anunciou os SoCs M1 Pro e M1 Max, enquanto os patches Linux mais recentes originalmente escritos para o Apple M1 lançado no ano passado, emparelhados com algumas pequenas mudanças, estão permitindo que a plataforma de código aberto inicialize no M1 Pro MacBook.

Hector Martin, com o projeto Asahi Linux, tem trabalhado para trazer o mais novo hardware da Apple para o Linux por meio de crowdfunding. Hoje ele foi capaz de inicializar o Linux em um shell no M1 Pro MacBook com portas USB funcionais. Com algumas mudanças além de todo o outro trabalho do Linux M1 realizado no ano passado por Hector e outros, ele foi capaz de atingir esse marco relativamente rápido.

Ele confirmou que SMP, IRQs, IPIs, console de buffer de quadro, DART, USB (incluindo fornecimento de energia), I2C e GPIO estão funcionando com o M1 Pro. Em seguida, ele está olhando mais para PCI Express, especialmente para trazer leitor de cartão SD e suporte WiFi. Também não há suporte para armazenamento, mas a esperança é que isso não seja um grande fardo. O suporte de teclado e trackpad para o Apple M1 também depende de um driver SPI à prova de conceito.


 


Tal como aconteceu com o Apple M1 do ano passado, o enorme elefante na sala continua trazendo os gráficos do Apple M1 com um driver de kernel DRM e drivers OpenGL / Vulkan que são bons o suficiente para uso no dia-a-dia, se você realmente quiser desfrutar do Linux no Hardware de classe M1. O trabalho está em andamento lá, mas obviamente é um grande empreendimento se você deseja desempenho e aceleração gráfica completa.

Em qualquer caso, é ótimo ver que o M1 Pro já é capaz de inicializar o Linux e que não há grandes mudanças necessárias em relação ao trabalho do M1 Linux em andamento desde o ano passado.














Até a próxima  !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário