FERRAMENTAS LINUX: O Radeon ROCm 4.5 foi lançado com o HIP Runtime Compilation, Unified Memory Support

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

O Radeon ROCm 4.5 foi lançado com o HIP Runtime Compilation, Unified Memory Support

 

Confira !!

A AMD lançou ontem o Radeon Open eCosystem 4.5 (ROCm 4.5) como a versão mais recente de sua pilha de computação GPU de código aberto para sistemas Linux. O ROCm 4.5 traz consigo uma série de novos recursos e melhorias, mas uma área no lado do consumidor Radeon deixará alguns usuários em potencial frustrados.

Em primeiro lugar, quando se trata de instalar o ROCm 4.5, eles adicionaram suporte para o uso dos scripts amdgpu-install / amdgpu-uninstall, assim como o software Radeon para Linux. O processo baseado na instalação amdgpu visa agilizar o processo de instalação do Radeon Open Compute e torná-lo semelhante à instalação do driver do driver empacotado. Também facilita a desinstalação.

A instalação do ROCm 4.5 baseada em amdgpu-install suporta OpenCL, HIP run-times, bibliotecas ROCm, aplicativos ROCm, o compilador ROCm e bibliotecas de dispositivo e o ROCr run-time e thunk. As fontes e pacotes específicos de distribuição existentes também permanecem disponíveis para o ROCm 4.5.

Uma das grandes adições de recursos no ROCm 4.5 é o Unified Memory Support por meio do Heterogeneous Memory Management (HMM). A memória unificada permite que os aplicativos mapeiem e migrem dados entre a CPU e a GPU sem a necessidade de cópias explícitas. O trabalho do HMM / Unified Memory Support demorou muito, especialmente com as mudanças do lado do kernel do HMM ao longo dos anos, é bom ver que com o ROCm 4.5 ele aparentemente está em boa forma.

Por padrão, o ROCm 4.5 usa um novo modelo HIP "Direct Dispatch" para evitar o comportamento convencional de produtor-consumidor em que os comandos são enfileirados em uma fila de comandos e depois processados ​​separadamente com um thread de trabalho por fluxo. Com o HIP Direct Dispatch, o tempo de execução enfileira diretamente um pacote da fila de modo de usuário para a GPU.

O ROCm 4.5 também apresenta suporte estendido para HIP Graph, suporte para complicação de tempo de execução HIP (hipRTC) para a possibilidade de mais otimizações em comparação com a compilação estática offline, "--setpoweroverdrive" do ROCm SMI pode ser usado apenas para diminuir o limite de energia da GPU sem habilitando toda a funcionalidade OverDrive, melhor suporte OpenMP e outras mudanças.

No geral, o Radeon ROCm 4.5 é outra boa atualização e está trabalhando para tornar esta pilha de computação de código aberto uma alternativa muito viável ao mundo fechado do NVIDIA CUDA. O suporte oficial para ROCm atualmente é apenas para GPUs GFX9 / Vega e MI100 CDNA. Resta suporte não oficial para GPUs GFX8 / Polaris e GFX7 / Hawaii.

O elemento frustrante ainda é não ter nenhum suporte para processadores gráficos "Navi" RDNA / RDNA2. A AMD costuma dizer que está trabalhando para habilitar os processadores gráficos RDNA / RDNA2 para ROCm, mas claramente não é uma prioridade para eles, pois trabalham no desenvolvimento de recursos para ROCm competir com CUDA e garantir que seus aceleradores Instinct estejam preparados para vencer na supercomputação / Espaço HPC. Eu não vi nenhuma indicação pública quando eles pretendem ter suporte RDNA (2) no local para ROCm, mas lamentável para os desenvolvedores que podem querer experimentar a pilha de computação de código aberto da AMD, mas sem o hardware necessário. Esta é uma área onde NVIDIA CUDA está em uma forma muito mais forte com sua ampla variedade de processadores gráficos suportados.

O AMD ROCm 4.5 pode ser baixado do GitHub .






Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário