FERRAMENTAS LINUX: O Steam Beta adiciona a aceleração VA-API para o uso remoto

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

O Steam Beta adiciona a aceleração VA-API para o uso remoto


Confira !!

Para aqueles que gostam da funcionalidade de streaming doméstico do Steam Remote Play, a versão beta do cliente Steam mais recente agora suporta o uso da API Video Acceleration para codificação.

O beta do cliente Steam da noite passada adiciona suporte para codificação de hardware VA-API no Linux com Remote Play. Esta codificação acelerada de vídeo VA-API foi testada para funcionar com hardware gráfico AMD Radeon e Intel com suporte de driver para esta API.

Esta é uma ótima notícia e aborda os problemas de desempenho de longa data para o Remote Play lidar com VA-API. A decodificação da API Video Acceleration já está em vigor para reprodução remota.

Fora da pilha de drivers proprietários da NVIDIA, onde se concentra em suas próprias implementações VDPAU e NVENC / NVDEC (para as quais o Remote Play já funcionou bem com GPUs NVIDIA), VA-API é a interface dominante de aceleração de vídeo Linux no momento, graças à Intel madura suporte por ter concebido originalmente esta API e também haver o rastreador de estado VA-API para Gallium3D com drivers Mesa. (Esperamos que com o tempo, veremos Vulkan Video assumir o comando da codificação / decodificação de vídeo de uma maneira compatível com várias plataformas.)

Mais detalhes sobre a nova atualização beta do Steam via SteamCommunity.com . Há também uma correção neste beta em torno de uma janela de console errônea ao lançar jogos CEG DRM. A Valve continua trabalhando para habilitar os jogos CEG DRM para o Steam Play.

Esta atualização do Steam também tem suporte para captura DMA-BUF PipeWire funcionando no Linux ao iniciar o Steam com a opção -pipeewire-dmabuf . O PipeWire agora também pode capturar até 4K com este novo Steam beta.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário