O trabalho de habilitação para suportar o SoC M1 da Apple no Linux continua e com o kernel Linux v5.17 no próximo ano haverá ainda mais adições.
Entre a nova atividade do driver para o Kernel Linux 5.17 está um driver PMGR da Apple para controlar os estados de energia. O bloco PMGR da Apple em seu SoC tem controles de estado de energia de alto nível para dispositivos SoC. No momento, nem todos os recursos são suportados, mas é um passo importante para o gerenciamento de energia com o Apple Silicon no Linux.
Também importante na frente de gerenciamento de energia é habilitar o clock gating para o driver PCIe da Apple, anteriormente principal. A passagem de clock PCI Express também é importante por razões de energia e que a mudança de PCI também está enfileirada para o Kernel Linux 5.17.
Enviados esta manhã também foram as atualizações do Apple SoC DeviceTree para o Kernel Linux 5.17. Entre esse trabalho está o tratamento do DT para o endereço MAC WiFI, ligações para o novo driver PMGR, nós i2c e cd321x e outros trabalhos.
Este último lote de patches do Apple Silicon para o kernel do Linux foi enviado por Hector Martin com o projeto Asahi Linux. O esforço continua avançando para aqueles interessados em rodar Apple Macs baseados em ARM no Linux e será interessante ver o que eles realizam em 2022, particularmente na frente gráfica.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário