FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.17 terá uma atualização importante do Intel P-State para as CPUs Alder Lake Mobile

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

O Kernel Linux 5.17 terá uma atualização importante do Intel P-State para as CPUs Alder Lake Mobile

 Confira !!

O Kernel Linux 5.17 terá uma correção aparentemente importante para os próximos processadores móveis Intel Alder Lake. Sem essa alteração / correção, você pode não ver as frequências de turbo de um núcleo anunciadas sendo atendidas pelo seu processador, dependendo do sistema e do ajuste do EPP.

Uma mudança no driver de escala de frequência da CPU Intel P-State agora está enfileirada como parte do código de gerenciamento de energia destinado ao Linux 5.17. " Há uma expectativa dos usuários de que eles possam obter a frequência especificada por cpufreq / cpuinfo_max_freq quando as condições permitirem. Mas com AlderLake mobile pode não ser possível " , começa o patch com esta correção móvel Alder Lake.

Com os próximos processadores móveis Alder Lake, o valor de Preferência de Desempenho de Energia (EPP) se comporta de maneira um pouco diferente e com o comportamento do kernel existente pode fazer com que as frequências da CPU sejam potencialmente limitadas. Mas a correção atualizará o valor de EPP na inicialização para tentar limitar o corte de frequências. Em última análise, o número EPP impacta a taxa do estado de desempenho sendo aumentada / diminuída dependendo das preferências de desempenho / economia de energia do sistema.


O que isso significa do lado do driver é que um valor de EPP de 128 funcionou bem para as gerações anteriores de CPU da Intel para garantir que as frequências máximas possam ser alcançadas, enquanto para Alder Lake mobile esse valor deve ser 102. Um comentário de código também reforça que um valor de EPP de 102 é o valor máximo sugerido que pode resultar em uma frequência turbo principal sendo atendida para CPUs móveis Alder Lake.

Portanto, para Alder Lake móvel, P-State irá definir 102 na inicialização para o EPP, enquanto mantém 128 para outras CPUs, a fim de ver melhor comportamento turbo out-of-the-box para esses processadores no Linux. O EPP é ajustável via sysfs por usuários do Linux se desejarem melhor desempenho ou aumentar o número para se esforçar para obter melhor economia de energia, enquanto agora, pelo menos para Alder Lake móvel, o comportamento out-of-the-box para desempenho equilibrado deve ter pelo menos um núcleo frequências turbo sendo mais prováveis ​​de serem alcançadas.





Fonte

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário