FERRAMENTAS LINUX: O Loongson da China busca suporte principal ao LoongArch no LLVM

sábado, 18 de dezembro de 2021

O Loongson da China busca suporte principal ao LoongArch no LLVM

 



Confira !

O Loongson não está apenas trabalhando para trazer o suporte ao LoongArch ISA para o compilador GCC e componentes relacionados da cadeia de ferramentas GNU, mas a empresa chinesa agora traçou seus planos para o LoongArch no LLVM.

Loongson tem estado muito ocupado este ano trazendo o LoongArch, seu novo downstream da arquitetura de CPU MIPS. Eles têm trabalhado para portar o kernel do Linux para LoongArch, bem como os compiladores de código-fonte aberto e componentes relacionados para o que pretendem ser uma CPU doméstica chinesa de alto desempenho. Os benchmarks atuais de CPU 3A5000 baseados em LoongArch não são tão impressionantes, mas será interessante ver como esta nova arquitetura baseada em MIPS evolui.

Na quarta-feira, um engenheiro da Loongson expôs seus planos para o LLVM. Desde 2020, eles têm trabalhado no suporte LLVM e inicialmente almejavam uma versão mais antiga. Desde então, eles têm refatorado sua porta LoongArch em relação ao LLVM Git, enquanto também fazem melhorias em sua cobertura de teste e aprimoram o padrão de codificação. Mas eles esperam melhorar este código incrementalmente após o upstreaming inicial no repositório do LLVM.

Depois de muito LoongArch trabalhar publicamente nos últimos meses e ainda mais internamente, será muito interessante ver como o suporte de código-fonte aberto / Linux se desenrola em 2022 e o que Loongson consegue alcançar no lado do hardware com o futuro LoongArch CPUs, se eles podem enfrentar adequadamente os gostos da Intel e AMD ou simplesmente o melhor que eles têm a oferecer para uma CPU produzida domesticamente - assim como a CPU Elbrus da Rússia.





Fonte

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário