Confira !!
Com os SoCs Atom x6000E "Elkhart Lake" da Intel, há um novo bloco chamado Programmable Services Engine (PSE) que é um núcleo complementar do Arm Cortex-M7 que lida com várias tarefas. Infelizmente, com o PSE, isso significa um novo módulo de firmware somente binário. Como o Programmable Services Engine provavelmente virá com as futuras plataformas Intel também, os desenvolvedores do Coreboot e entusiastas do código aberto estão chamando a Intel para agora o código aberto deste firmware para evitar este blob binário extra e complicar ainda mais os esforços futuros do firmware de código aberto.
O Programmable Services Engine pode ser usado para funcionalidade do Controlador Integrado (EC) , manipulação de sensor, proxy de rede, gerenciamento remoto e outras tarefas de gerenciamento de dispositivo dentro e fora da banda. Elkhart Lake é a primeira geração do PSE.
Embora a Intel tenha fornecido orientação e algumas ferramentas de código aberto para ajudar na integração em torno do PSE e o resto do firmware de inicialização do sistema, o firmware do PSE em si não é de código aberto no momento. Esse firmware PSE de código fechado é o que está causando frustração por ter mais um blob binário para lidar com projetos de firmware de "código aberto" como Coreboot e a probabilidade de que o Motor de Serviços Programáveis apareça com mais plataformas Intel avançando.
Assim, os desenvolvedores escreveram uma carta aberta na esperança de encorajar a Intel a abrir o código-fonte do firmware PSE. Essas petições raramente funcionam, mas veremos se a Intel faz alguma mudança em torno do firmware PSE, dado o crescente interesse das partes interessadas da indústria em firmware de código aberto, especialmente em áreas que se sobrepõem a IoT / edge para o qual o Elkhart Lake se destina.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário