FERRAMENTAS LINUX: Os novos patches do agendador do Linux podem melhorar o desempenho do AMD Zen para algumas cargas de trabalho

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Os novos patches do agendador do Linux podem melhorar o desempenho do AMD Zen para algumas cargas de trabalho

 


Confira !!

Um conjunto de dois patches em revisão na lista de discussão do kernel para ajustar algum comportamento do agendador do kernel pode fornecer benefícios de desempenho perceptíveis para aqueles que usam os processadores AMD EPYC e Ryzen em várias cargas de trabalho.

No ano passado, o código do agendador do kernel do Linux foi adaptado para permitir um desequilíbrio flutuante entre os nós NUMA até que 25% dos núcleos da CPU estejam ocupados, embora acima disso o balanceamento se comporte normalmente. Antes disso, um desequilíbrio entre os nós NUMA só era permitido quando o nó de destino estava efetivamente ocioso.

O desenvolvedor de kernel do Linux de longa data, Mel Gorman, que escreveu aquela mudança de desequilíbrio flutuante entre os nós NUMA para o kernel no ano passado, o revisou. Onde não há uma relação 1: 1 entre o cache de último nível (LLC) e o nó, como no caso dos processadores AMD Zen, o desequilíbrio pode ser abaixo do ideal para vários LLCs.

Para encurtar a história, com este código de desequilíbrio NUMA revisado que leva em consideração vários caches de último nível, ele pode fornecer um ganho de desempenho. Com benchmarks realizados por Gorman, em um sistema AMD Zen 3 ao executar o benchmark de memória baseado em Stream OpenMP, ele viu melhorias entre 180% e 268%. Para o benchmark sintético do CPU Coremark ele viu a média harmônica e o desempenho máximo subir 15% enquanto a pontuação mínima melhorou em quase 10% também. Com as cargas de trabalho do SPECjbb Java, ele geralmente também observou um melhor desempenho.

Os patches para os interessados ​​podem ser encontrados na lista de discussão do kernel . Esperançosamente, este trabalho continuará a se provar uma vitória e conseguir se alinhar para aterrissar no Kernel Linux 5.17.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário