Confira !!
Na semana passada entrou em erupção o vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai e muitos cientistas e cidadãos observaram o impacto a partir de sua progressão em todo o mundo.
O desenvolvedor e ex Pirata Pimoroni Sandy Macdonald, fez a medição a onda de pressão global que foi gerada pela explosão do vulcão com o uso de um Raspberry Pi. Além do sucesso desse projeto ele também documentou em tempo real no twitter.
Segundo Macdonald, a medição foi feita a uma distância de mais de 16.270 km, na cidade de York, no Reino Unido levando em torno de 14 horas e 20 minutos para chegar ao Raspberry Pi da Ilha do Pacífico.
Além do Raspberry Pi, foi usado um sensor BME280 ( em um pacote Breakout Garden) para fazer a medição da onda de choque. O sensor BME280 é bastante fácil de se usar e Macdonald usou o Breakout Garden da Primoroni e um Rapberry Pi Zero, os dados que foram compilados do sensor foram emitidos visualmentes com o uso de um painel Grafana.
Após a primeira medição ter sido feita, Macdonald fez a estimativa de quanto tempo levaria para ser detectada a outra onda na direção oposta e ele conseguiu fazer a captura com sucesso da segunda onda de choque Na estimativa original, a onda chegaria no horário de 01:00 GMT e a a onda real foi medida por volta de 01:40 GMT.
No Twitter, o tópico original contém uma série de comentários de outros usuários que estavam compartilhando seus dados e locais do sensor de pressão. Podem ser vistos picos conistentes do sensor de pressão em todo o mundo, de Denver, CO até a Alemanha. Todos esses picos fopram medidos como uso de um sensor de pressão simples . Também podemos ver outros dados que foram compilados pelo usuário e um mapa dos EUA que foi criado por Daryl Herzmann, onde é mostrado aonda de choque que ia se espalhando lentamente pelo país.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário