FERRAMENTAS LINUX: O driver do console serial Linux chega ao patch para uma possível melhoria de desempenho de ~ 25%

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

O driver do console serial Linux chega ao patch para uma possível melhoria de desempenho de ~ 25%

 

Confira !!

Não é uma área de desempenho de hardware Linux que normalmente olhamos, mas graças a um engenheiro da Red Hat que descobriu um desempenho de console serial muito baixo, há uma melhoria na fila para introdução no Linux 5.17 ...

Wander Lairson Costa da Red Hat estava percebendo o serial a taxa de transferência do console em um servidor HP Proliant DL380 Gen9 estava ficando bem abaixo das expectativas: esperando 10 KB/s, mas com o kernel Linux atual atingindo apenas cerca de 2,5 KB/s. O driver do console serial Linux 8250 estava levando cerca de 410 microssegundos apenas para despachar um único byte.

Com o driver de console da porta serial Linux 8250/16550, o Wander conseguiu melhorar o desempenho em 2022. As UARTs 16550 possuem um buffer FIFO no chip para o qual agora está sendo usado em sistemas suportados pela função de gravação do driver serial 8250.

Com este patch para usar o buffer 16550 UART FIFO onde houver suporte, o driver do console 8250 nos sistemas afetados está obtendo um desempenho cerca de 25% aprimorado para a taxa de transferência do console serial.

Esse patch foi enviado ontem por Greg Kroah-Hartman como parte das atualizações do TTY/serial para a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.17. Há também limpezas de código TTY e outros trabalhos. Há também uma correção para um problema de longa data sobre o LED de bloqueio do teclado tornando-se inconsistente ao usar a tecla Ctrl + Alt + Fn alternando entre o console TTY para/dos desktops.









Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário