FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.17 AArch64 Code tem preparações para o SME, adiciona o suporte KCSAN

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

O Kernel Linux 5.17 AArch64 Code tem preparações para o SME, adiciona o suporte KCSAN

 

Confira !!

Embora a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.17 ainda não tenha aberto, houve algumas solicitações iniciais de pull enviadas esta semana antes do próximo ciclo do kernel iminente. Um dos já enviados são as atualizações de código de arquitetura de CPU ARM64 / AArch64 para o Kernel Linux 5.17.

O código ARM de 64 bits do Kernel Linux 5.17 tem alguns itens de recursos em jogo e muita limpeza / preparação de código para futuros ciclos do kernel. Essa solicitação é apenas sobre o trabalho de arquitetura e não sobre as atualizações da plataforma / DT do Arm para o novo SoC e suporte de hardware, que serão enviados separadamente como um PR durante a janela de mesclagem. As atualizações ARM64 para o Kernel Linux 5.17 incluem:

- O Kernel Concurrency Sanitizer (KCSAN) agora está habilitado para ARM64. KCSAN é um detector de corrida para o kernel Linux que conta com a instrumentação do compilador GCC e Clang. KCSAN já tem suporte em outras arquiteturas, enquanto o ARM de 64 bits agora faz parte da lista de suporte.

- As limpezas e preparações para levar Extensões de Matriz Escalável (SME) para o kernel, embora não para Linux 5.17. As extensões de matriz escalável do Armv9-A são baseadas em SVE / SVE2 para fornecer suporte melhor e mais rápido em operações de matriz. SME permite o armazenamento de ladrilhos de matriz, carregar / armazenar / inserir / extrair vetores de ladrilhos, produtos externos de vetores SVE, um modo de streaming SVE e outras melhorias.

- Uso de instruções SHA3 para acelerar XOR.

- As atualizações do subsistema Perf para mais PMUs Arm.

- A limpeza de códigos em torno de átomos, BTI (Identificação de Alvos de Filial) e outros trabalhos.

- As várias outras correções e melhorias de código.

Veja as atualizações do ARM64 para a lista completa de mudanças de arquitetura para o próximo ciclo do kernel.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário