FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.17 está tornando mais fácil construir um kernel com todos os recursos de depuração brilhantes

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

O Kernel Linux 5.17 está tornando mais fácil construir um kernel com todos os recursos de depuração brilhantes

 

Confira !!

Ao longo dos anos, o kernel do Linux pegou muitos sanitizantes diferentes, detectores de vazamento de memória e outros recursos para ajudar a diagnosticar e solucionar deficiências no kernel. No entanto, todos esses recursos otimizados para depuração não estão localizados centralmente, o que pode tornar difícil para os administradores de sistema e desenvolvedores identificar esses vários recursos ao configurar uma compilação do kernel manualmente. Agora com o Linux 5.17 isso está mudando.

O que está sendo feito para o Linux 5.17 é introduzir o debug.configcomo uma configuração de compilação de kernel padrão otimizada para depuração. O debug.config habilitará por padrão vários recursos como o Kernel Address Sanitizer, o Undefined Behavior Sanitizer, o KMemLeak e muitos outros recursos do kernel adicionados ao longo do tempo destinados a ajudar na depuração ou rastreamento de problemas do kernel. Assim, com um comando, há uma configuração de kernel oficialmente recomendada com os vários recursos de depuração ativados.

Qian Cai que enviou o debug.config anotado no commit "Alguns recursos gerais de depuração como kmemleak, KASAN, lockdep, UBSAN etc ajudam a corrigir muitos vírus como um microscópio. Por outro lado, esses recursos estão espalhados e misturados com opções de depuração mais situacionais, dificultando o consumo adequado. Essa ajuda fria amplifica os esforços gerais de depuração/teste e ajuda a estabelecer valores padrão sensíveis para essas opções em geral. Isso também pode ajudar diferentes distribuições a colaborar na manutenção de kernels com sabor de depuração. A configuração é baseada em anos de experiência executando CI diariamente dentro da maior empresa de distribuição Linux corporativa para buscar regressões em compilações linux-next em diferentes plataformas virtuais e bare-metal. "

Os recursos ativados pelo debug.config são descritos aqui . com as muitas opções óbvias de DEBUG_*, FTrace, KASAN, panic on oops, o soft lock-up detector, bug na corrupção de dados, UBSAN, melhorias no printk e muito mais.

Separadamente, mas com níveis de interesse semelhantes, o Linux 5.17 também adiciona o make mod2noconfig . Esta opção mod2noconfig destina-se a ser usada ao fazer a transição de um kernel modular para monolítico. Este mod2noconfig permite desabilitar rapidamente todos os módulos a serem construídos antes de desligar completamente o suporte ao módulo do kernel. Assim, isso pode ser usado para ajudar a acelerar as iterações de compilação/teste.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário