FERRAMENTAS LINUX: O suporte inicial de firmware aberto de som para o hardware da AMD vem com o Kernel Linux 5.17

domingo, 16 de janeiro de 2022

O suporte inicial de firmware aberto de som para o hardware da AMD vem com o Kernel Linux 5.17

 

Confira !!

As atualizações do subsistema de som foram mescladas no kernel Linux 5.17 com algumas adições notáveis ​​de driver de hardware neste ciclo.

Em primeiro lugar, há suporte inicial "SOF" Sound Open Firmware para AMD. O coprocessador de áudio AMD Renoir agora é compatível com Sound Open Firmware (SOF). O Renoir ACP era suportado anteriormente no Linux fora do caminho SOF. 

                                                          Firmware aberto de som

O Sound Open Firmware foi iniciado pela Intel e agora é executado como um projeto Linux Foundation por ter um firmware DSP de áudio de código aberto e SDK para processamento de áudio moderno. Além da Intel e agora da AMD, outros hardwares, como alguns SoCs da Mediatek, também estão recebendo suporte ao Sound Open Firmware. Veja o artigo acima para obter mais detalhes e meus outros escritos de Sound Open Firmware ao longo dos anos.


Em vários patches agora mesclados, o primeiro suporte da AMD para Sound Open Firmware pode ser ativado com hardware Renoir no Linux 5.17.


Também é notável com as atualizações de som para o Kernel Linux 5.17 é o suporte HDA para o codec de áudio Cirrus CS35L41 HD . Com isso, o codec de áudio HD está funcionando bem em alguns laptops Lenovo.

Outros novos suportes ASoC incluem Microdispositivos Asahi Kasei AKM4375, hardware Intel com NAU8825 e MAX98390, Mediatek MT8915, NVIDIA Tegra20 S/PDIF, hardware Qualcomm usando ALC5682I-VS e Texas Instruments TLV320ADC3xxx. Há também o suporte de áudio Alder Lake N nesta mesclagem.

Mais detalhes sobre as mudanças de som do Kernel Linux 5.17 por meio desta solicitação de pull de Takashi Iwai da SUSE, que desde então foi incorporada à linha principal.







Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário