Como parte das APUs AMD Rembrandt com suporte a USB4 com essa especificação baseada no protocolo Thunderbolt 3, a AMD nos últimos meses vem fazendo várias melhorias no driver Linux para aprimorar o suporte USB4/Thunderbolt para suas plataformas.
A série de patches da AMD nos últimos tempos incluiu o USB4 DisplayPort Tunneling e outros trabalhos USB4/Thunderbolt. O mais recente deles é refatorar vários kernels Linux em torno de uma verificação "is_thunderbolt" usada pelos drivers em seu kernel para alterar o seu comportamento se o dispositivo estiver conectado via Thunderbolt em oposição diretamente via PCIe e como um meio de determinar se o dispositivo é potencialmente removível / conectado externamente . Essa verificação is_thunderbolt começou para os primeiros controladores Intel Thunderbolt que não possuíam eventos de comando concluído.
O engenheiro da AMD Linux, Mario Limonciello, postou algumas revisões da série de patches "is_thunderbolt" na semana passada, para que, em última análise, o comportamento do driver pretendido cubra "designs não Intel USB4" (também conhecido como AMD). A verificação is_thunderbolt agora é tratada como uma peculiaridade do kernel e várias outras alterações de código do kernel relacionadas ao Thunderbolt também fazem parte da série de patches proposta. Como parte dos 12 patches, também está limpando o código do driver AMD e Nouveau para seus caminhos envolvendo suporte a eGPU / GPU removível e outras peculiaridades.
Veja esta série de patches para mais detalhes, mas para encurtar a história, a AMD está trabalhando em mais melhorias de manuseio de USB4/Thunderbolt para Linux para melhorar plataformas não Intel.
O USB4 no lado da AMD está sendo introduzido com as APUs da série móvel Ryzen 6000.
Até a próxi
Nenhum comentário:
Postar um comentário