Confira !!
O kit de ferramentas Clutter - como a biblioteca gráfica baseada em OpenGL para a renderização de interfaces de usuário que remonta a mais de uma década ao OpenedHand que foi adquirido pela Intel e notavelmente usado durante a era Moblin / MeeGo - está finalmente sendo oficialmente aposentado.
Além do uso notável da Intel no passado e seu trabalho upstream, o Clutter foi usado por vários componentes do GNOME, mas sucedido pela nova funcionalidade GTK4. O Clutter está em modo de manutenção há anos, enquanto com o lançamento do GNOME 42 do próximo mês, Clutter e COGL / Clutter-GTK / Clutter-GStreamer serão removidos do tempo de execução do GNOME SDK . Em outras palavras, o Clutter está sendo oficialmente arquivado.
Interface Moblin 2.0 da Intel.
Graças ao Clutter, pudemos experimentar renderização acelerada por hardware de UIs e estruturas de animação; fomos capazes de criar um gerenciador de janelas de composição extensível e complexo na forma do GNOME Shell. Muitas das ideias que foram iteradas pela primeira vez dentro do Cogl e do Clutter, como uma árvore retida de comandos de renderização, agora estão sendo usadas dentro do próprio GTK.
17 anos de desenvolvimento do Clutter continuam no GTK, libadwaita, GNOME Shell e qualquer outro compositor baseado no Mutter. Se você contribuiu para o Clutter, você tem meus mais profundos agradecimentos; se você usou Clutter, espero que tenha ficado feliz com os resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário