Confira !!
O driver do kernel AMD HSMP está atualmente sob revisão para possível inclusão no ciclo Linux 5.18. HSMP neste contexto é o Port de Gerenciamento do Sistema Host.
Os processadores AMD EPYC série 7003 introduzem a Porta de Gerenciamento do Sistema Host (HSMP) como uma nova interface para fornecer acesso a funções adicionais de gerenciamento do sistema em servidores AMD. O driver amd_hsmp está a caminho para oferecer suporte a essa interface no Linux. O driver, por sua vez, fornece /dev/hsmp como uma interface para enviar comandos de registro de caixa de correio HSMP.
O AMD HSMP atualmente oferece suporte a mensagens para ler o consumo médio atual de energia do soquete, definir o limite de energia do soquete, obter/definir um limite máximo de frequência, definir a largura mínima/máxima do link xGMI, habilitar o suporte DF P-State Performance Boost, obter o FCLK e MEMCLK para o soquete atual, ler a residência C0 média para esse soquete, obter temperaturas por DIMM e taxas de atualização e obter o uso de largura de banda DDR máximo/atual, entre outras opções possíveis (mensagens).
O AMD HSMP só é encontrado com processadores AMD EPYC para a Família 19h e mais recentes. Com a série EPYC 7003 sendo introduzida há quase um ano, é um pouco lamentável que esse driver de kernel de mais de 600 linhas de código esteja apenas trabalhando para o kernel da linha principal agora, mas pelo menos antes tarde do que nunca.
O código do driver de dia 25 chegou ao branch de revisão de platform-drivers-x86 , então se tudo for bem revisado e com o tempo, esse driver deve estar pronto para inclusão na janela de mesclagem do Kernel Linux 5.18 do próximo mês.
Este commit de documentação tem mais informações sobre a interface AMD HSMP. O AMD esmi_ib_library no espaço do usuário para gerenciamento do sistema EPYC é capaz de fazer uso deste novo /dev/hsmpinterface além de qualquer outro software de espaço de usuário agora sendo capaz de também ler/definir os vários recursos expostos pela Porta de Gerenciamento do Sistema Host.
Nenhum comentário:
Postar um comentário