A Intel apresentou na terça-feira ao DRM-Next o que provavelmente será seu maior conjunto de atualizações de recursos para o driver gráfico do kernel "i915" no Linux 5.18 desta primavera .
A solicitação de pull de ontem tem o suporte da plataforma Alder Lake N já em vigor. O suporte Alder Lake N não é uma grande diferença da perspectiva do driver em relação ao suporte Alder Lake S e P existente que já se estabilizou. O Mesa 22.0 adiciona o ADL-N para os seus drivers OpenGL e Vulkan e agora com o Kernel Linux 5.18 o suporte necessário do lado do kernel está em vigor. Com o Kernel Linux 5.17 também existem alguns bits de suporte ADL-N que já funcionam com o áudio. O Alder Lake N é para os SoCs de tensão ultrabaixa de 12ª geração da Intel para uso em Chromebooks e outros dispositivos de baixo consumo de energia. Com o suporte gráfico para o Kernel Linux 5.18, esta parece ser a versão básica do kernel para esperar um bom suporte do ADL-N quando o hardware surgir.
Na frente de gráficos discretos da Intel, há suporte para leitura do DG1 OPRM através do controlador SPI, uma otimização de flip assíncrona para GPUs DG2/Alchemist e outras alterações. A otimização de inversão de página assíncrona para DG2/Alchemist está limitando os níveis de marca d'água a zero durante inversões assíncronas. A equipe de hardware da Intel relatou aos engenheiros de driver que isso pode ajudar a "alcançar um desempenho superior".
Parece que com o kernel Linux mais recente o suporte DG2/Alchemist está se estabelecendo pelo menos em termos de requisitos básicos. Ainda existem várias séries de patches para melhorar o manuseio da memória de vídeo dedicada e outros recursos, mas parece que o Linux 5.17 ~ 5.18 provavelmente será a versão mínima viável do kernel para as próximas placas gráficas Intel Arc. A Intel não confirmou publicamente os requisitos da versão do Linux, mas pelo menos do meu monitoramento é onde as coisas aparecem e, uma vez que eu coloque as mãos nas placas gráficas Arc, será capaz de fornecer mais luz sobre o suporte e desempenho do Linux.
Este pull do i915 para DRM-Next com o Kernel Linux 5.18 também deu continuidade ao trabalho no código de compressão de buffer de quadro (FBC), correções DisplayPort Multi-Stream Transport (DP MST), desativando poços de energia não utilizados deixados ativados pelo BIOS e uma variedade de outras correções em toda a base de código do driver em crescimento.
Incluído como parte deste pull também está uma peculiaridade de orientação para o GPD Win Max. Está usando um painel de 800 x 1200, mas montado em um formato de laptop. O GPD Win Max é um mini console de jogos portátil / tablet PC de 8 polegadas com Intel Tiger Lake.
A lista completa de patches pode ser encontrada através deste pull request . Provavelmente haverá mais um ou dois acionamentos da Intel antes da janela de mesclagem do Linux 5.18 aberta no final de março, mas espera-se que esse PR seja a maior parte de suas mudanças esperadas para esta próxima versão do kernel.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário