FERRAMENTAS LINUX: O GNU/Hurd continua o esforço para usar os drivers do NetBSD para um melhor suporte de hardware

domingo, 6 de fevereiro de 2022

O GNU/Hurd continua o esforço para usar os drivers do NetBSD para um melhor suporte de hardware

 

Confira !!

Além de todas as palestras focadas em Linux na conferência anual FOSDEM , outra faixa favorita minha é a de micro-kernels e outros sistemas operacionais. Embora não tenha havido a atualização de status do GNU/Hurd em 2022, como ocorreu em alguns anos recentes, houve uma conversa sobre o GNU/Hurd usando drivers de kernel do NetBSD para expandir sua cobertura de hardware.

O suporte de hardware do GNU Hurd tem estado muito ruim com a falta de suporte completo para x86_64, falta de suporte USB, apenas recentemente tendo algum nível de suporte de som e muito mais... Seus drivers têm sido severamente deficientes.


O colaborador do GNU/Hurd, Damien Zammit, apresentou no FOSDEM 2022 no sábado sobre o uso dos drivers do NetBSD com uma estrutura de kernel para expandir o alcance do hardware do Hurd. " Os drivers do kernel do NetBSD foram reutilizados em uma configuração de microkernel e demonstram seu uso para inicializar um sistema GNU/Hurd por meio de um driver de disco de retorno de espaço de usuário, com um kernel Hurd sem driver, gnumach. O gerenciamento ACPI, o gerenciamento PCI e o driver real são em processos separados com interfaces RPC entre eles, o que separa suas preocupações de depuração, licenciamento e execução. Acredito que isso se alinha com a visão original para o sistema operacional (como um Hurd de servidores). "


O suporte traseiro foi usado recentemente para ter um driver AHCI SATA que funciona para suportar discos mais novos. O suporte de hardware está melhorando, mas ainda há um longo caminho pela frente para o Hurd, mesmo sendo mais longo do que o kernel Linux... Aqueles que desejam ver os recursos de conversa de Damien e outras informações sobre este esforço podem visitar FOSDEM.org .









Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário