Confira !!
Houve um esforço de vários anos para revisar o código printk() do kernel Linux e, como parte disso, a mais nova série de patches está fornecendo suporte para impressão de console encadeado.
Esse suporte de impressão de console encadeado está cumprindo os planos elaborados em 2019 para criar um encadeamento de kernel para cada console registrado e tornar a impressão do console completamente desacoplada dos chamadores printk().
John Ogness, que esteve fortemente envolvido no retrabalho de printk(), explicou este código de impressão de console encadeado:
Esta série implementa um kthread para cada console registrado. Os kthreads recuperam sem bloqueio os registros do buffer de impressão printk e também não causam nenhuma contenção de bloqueio entre si. Isso permite que os consoles funcionem em velocidade máxima. Por exemplo, um netconsole é capaz de despejar registros muito mais rápido do que um console serial ou vt.
Ogness acrescentou: " Existem situações em que a impressão de kthreads não é suficiente. Por exemplo, durante a inicialização antecipada antes que os kthreads existam ou durante situações de pânico, onde os kthreads podem não ter a chance de agendar. Nesses casos, o método atual de imprimir diretamente dentro do contexto do chamador printk() é usado. "
Este suporte de impressão de console encadeado em sua forma inicial está retrabalhando menos de mil linhas do código printk. Os interessados em aprender mais detalhes podem ver a série de patches.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário