Confira !!
Não só a Microsoft depois de ter o OpenGL e o OpenCL em camadas sobre o Direct3D 12 para uso pelo Windows Subsystem for Linux (WSL2) ou onde o host não possui drivers GL/CL nativos disponíveis, mas também estão atrás do suporte Vulkan sobre o D3D12. Parece que o Mesa pode estar perto de fundir o driver "Dozen" que fornece este Vulkan preliminar no suporte ao Direct3D 12.
Engenheiros da Collabora trabalhando sob contrato para a Microsoft têm trabalhado no Dozen como uma implementação da API Vulkan no topo do Direct3D 12. VKD3D / VKD3D-Proton para isso) ou qualquer coisa para realmente beneficiar os usuários do Linux, a menos que você também esteja usando o Windows Subsystem for Linux.
Este novo código Dozen de Boris Brezillon é baseado no trabalho iniciado no ano passado por Erik Faye-Lund para Vulkan no D3D12. Embora ainda em sua forma inicial, está mais perto de funcionar agora, após meses de disputas. Boris comentou no MR: " Estamos quase 6 meses depois, e muitos recursos básicos foram adicionados ao driver, algumas das limitações foram contornadas e o código foi limpo. Isso não quer dizer driver está pronto para a produção (pelo menos ainda não), mas nosso progresso me leva a pensar que agora é um bom momento para mesclar o que temos e continuar o desenvolvimento na árvore " .
Agora que o Mesa 22.0 é ramificado, é possível vermos esse código inicial "Dúzia" mesclado em breve para começar a trazer o Vulkan sobre Direct3D 12 enquanto simultaneamente o código D3D12 da Microsoft continua amadurecendo para implementar mais OpenGL 4.x sobre D3D12 (bem como como OpenGL ES 3.1 no Mesa 22.0).
Dozen adiciona cerca de 16k linhas de novo código ao Mesa, ao mesmo tempo em que se baseia em alguns dos códigos existentes da Microsoft no Mesa, como o caminho SPIR-V para DXIL e outro código do compilador que pode ser reutilizado do OpenGL/OpenCL no trabalho D3D12.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário