Confira !!
O código Virgl do Mesa como parte do projeto Virgil 3D GPU permite a aceleração OpenGL/3D em máquinas virtuais QEMU com as chamadas de driver sendo passadas para a GPU host. O código Virgl da Mesa até este estágio baseou-se na representação intermediária Gallium3D TGSI enquanto eles estão trabalhando para movê-lo para o NIR moderno e superior.
Na semana passada, o antigo código de driver de código aberto NVIDIA NV30/NV40 mudou para o NIR em vez de TGSI. Isso seguiu a Radeon R300g mudando para o NIR no final do ano passado. É parte da tendência de mover mais drivers Mesa mais antigos e menores para o NIR usando o caminho de código NIR-to-TGSI para finalmente voltar ao TGSI para consumo pelos drivers (por enquanto, pelo menos, evitar reescrever seu sombreador de driver back-ends do compilador), mas de forma mais otimizada. O uso do NIR permite compartilhar mais otimizações entre os drivers e a geração NIR geralmente é superior à do TGSI, portanto, é uma vitória de eficiência para os drivers, além de consolidar mais drivers no caminho de código usando NIR para facilitar a manutenção do código no futuro. O Virgl da Mesa está trabalhando para entrar nessa onda.
Emma Anholt tem trabalhado em grande parte dessa adoção de NIR para TGSI pelos drivers menores/antigos. Esta semana, ela abriu uma solicitação de mesclagem, que já chegou ao Mesa 22.1-devel, para preparar mais código Virgl para oferecer suporte à rota NIR para TGSI.
Esse trabalho de preparação inclui alterações no Virgl, bem como algumas no nir_to_tgsi para preparar o código para o Virgl com NIR-to-TGSI em um commit futuro.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário