Como observado na semana passada, havia desenvolvedores Linux discutindo a ideia de remover o sistema de arquivos ReiserFS, uma vez que não é realmente relevante há mais de uma década e é muito improvável que seja usado ainda em casos de uso de produção com kernels modernos. Parece que a descontinuação avançará, mas a remoção real do kernel da linha principal não acontecerá até 2025.
Na sexta-feira, Jan Kara do SUSE enviou o patch v2 que marca o ReiserFS como um sistema de arquivos obsoleto enquanto observa com um aviso no Kconfig e ao montar o sistema de arquivos que ele deve ser removido.
O plano de remoção é descartar o sistema de arquivos em 2025, daqui a cerca de três anos. O sistema de arquivos só permaneceria nas versões mais recentes do kernel Linux após 2025 se houvesse um firme compromisso de mantê-lo e algum caso de uso sólido para manter o ReiserFS por perto ... outros sistemas de arquivos modernos como o XFS, o EXT4 e o Btrfs.
Resumindo, o ReiserFS está definido para ser obsoleto e deve ser removido do kernel em 2025. Isso dá três anos para os usuários migrarem para outro sistema de arquivos moderno ou, se ainda estiver usando o ReiserFS de alguma maneira estranha, você sempre pode ficar para executar um kernel Linux LTS anterior a 2025.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário