FERRAMENTAS LINUX: O System76-Scheduler é um novo esforço do Pop!_OS Rust para melhorar a responsividade da área de trabalho

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

O System76-Scheduler é um novo esforço do Pop!_OS Rust para melhorar a responsividade da área de trabalho

 


Confira !!

Silenciosamente fazendo sua estreia na v1.0 de ontem está o system76-scheduler como um daemon escrito em Rust com o objetivo de melhorar a capacidade de resposta do desktop Linux e atender à sua distribuição Pop!_OS.

O System76 Scheduler se descreve como:

Serviço de agendamento que otimiza o agendador de CPU do Linux e atribui automaticamente prioridades de processo para melhorar a capacidade de resposta da área de trabalho. O agendamento de CPU de baixa latência será ativado automaticamente quando em AC e as latências de agendamento padrão definidas na bateria. Os processos são varridos regularmente e são atribuídas prioridades de processo com base em arquivos de configuração. Quando combinado com pop-shell, os processos em primeiro plano e seus subprocessos terão prioridade de processo mais alta.

Essas mudanças resultam em uma melhoria notável na suavidade e no desempenho de aplicativos e jogos. A capacidade de resposta aprimorada dos aplicativos é mais perceptível em sistemas mais antigos com hardware de orçamento, enquanto os jogos se beneficiarão de taxas de quadros mais altas e jitter reduzido. Isso ocorre porque os aplicativos e serviços em segundo plano receberão uma porção menor do orçamento restante da CPU após o processo ativo ter passado mais tempo na CPU.


Basicamente, este software licenciado em MPL-2.0, escrito em Rust, visa configurar automaticamente o agendador CFS do kernel e lidar dinamicamente com as prioridades do processo para melhorar a capacidade de resposta do desktop Linux. O System76-Scheduler dá prioridade ao X.Org Server e aos gerenciadores/compositores de janelas da área de trabalho enquanto empurra os compiladores e outras tarefas em segundo plano para a prioridade mais baixa. Essas prioridades são configuráveis ​​por meio dos arquivos de configuração system76-scheduler.

Mais detalhes para os interessados ​​no system76-scheduler via Pop!_OS no GitHub .





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário