A chinesa Loongson postou seu mais recente conjunto de patches para habilitar sua arquitetura de CPU LoongArch derivada de MIPS para o kernel Linux.
Os engenheiros da Loongson continuam trabalhando na habilitação do LoongArch em todo o ecossistema Linux/código aberto, desde o suporte ao destino da CPU começando a aparecer nas cadeias de ferramentas GNU e LLVM até outras bibliotecas de baixo nível, enquanto também trabalham na habilitação do kernel Linux.
Enquanto as iterações anteriores dos patches do kernel do Linux foram criticadas por copiar o código MIPS existente , Loongson tem trabalhado com as diferenças e esta manhã publicou sua sexta versão do suporte básico do LoongArch. A carta de apresentação do patch resume assim: "LoongArch é um novo RISC ISA, que é um pouco como MIPS ou RISC-V. O LoongArch inclui uma versão reduzida de 32 bits (LA32R), uma versão padrão de 32 bits (LA32S) e uma versão de 64 bits (LA64). LoongArch usa ACPI como seu protocolo de inicialização Os controladores de interrupção específicos do LoongArch (semelhante ao APIC) já foram adicionados na próxima revisão da especificação ACPI (a revisão atual é 6.4). "
A série v6 re-baseia o código para Linux 5.16-rc2 (ainda bem atrás do Git upstream mais recente, mas pelo menos melhor que 5.15) e tem várias correções e melhorias no código de arquitetura de baixo nível.
O lançamento da arquitetura LoongArch para o kernel Linux atualmente equivale a cerca de 23 mil linhas de novo código. Veja esta série de patches se estiver interessado nesta arquitetura de CPU doméstica chinesa, mas pelo menos por enquanto o desempenho não é competitivo para alternativas modernas de CPU ,
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário