FERRAMENTAS LINUX: Um Driver CXL 2.0 para a memória de dispositivo gerenciado por host deve estar pronto para o Kernel Linux 5.18

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Um Driver CXL 2.0 para a memória de dispositivo gerenciado por host deve estar pronto para o Kernel Linux 5.18

 Confira !!

Os engenheiros da Intel têm trabalhado intensamente no subsistema ddo Compute Express Link ( CXL ) do Linux para o kernel. Como o próximo passo nesse esforço, está pendente agora o driver de memória CXL que parece que fará a sua introdução no Kernel Linux 5.18.

Enfileirado esta semana na ramificação Git "pendente" do subsistema CXL está o driver cxl_mem . O engenheiro de driver Linux de código aberto da Intel de longa data, Ben Widawsky, que vem trabalhando no suporte CXL, explicou o status: " Neste ponto, o subsistema pode enumerar todas as portas CXL (recursos de decodificação CXL.mem em portas de switch upstream e pontes de host) em um A última milha é conectar essas portas aos terminais. O driver cxl_mem conecta um dispositivo terminal à topologia de decodificação do protocolo CXL.mem da plataforma. "



O switch de compilação Kconfig de expansão de memória CXL que está sendo introduzido adiciona:

O protocolo CXL.mem permite que um dispositivo atue como um provedor de "System RAM" e/ou "Persistent Memory" totalmente coerente como se a memória estivesse conectada ao controlador de memória de CPU típico. Isso é conhecido como HDM "Memória de dispositivo gerenciada por host".

Diga 'y/m' para habilitar um driver que será anexado a dispositivos CXL.mem para expansão de memória e controle de HDM. Consulte o Capítulo 9.13 na especificação CXL 2.0 para obter uma descrição detalhada do HDM.


A ramificação "pendente" também tem muitos outros parches CXL enfileirados, incluindo relatórios de número de série do dispositivo, manipulação de tempo limite de interface pronta e várias outras adições e correções. Salvo quaisquer surpresas, esse código deve terminar no ciclo do Kernel Linux 5.18 e construir outras adições recentes da Intel, como o hotplug de memória CXL e outros códigos do CXL que foram lançados a sério no ano passado.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário