FERRAMENTAS LINUX: A AMD publica uma nova documentação do conjunto de instruções Instinct MI200

domingo, 20 de março de 2022

A AMD publica uma nova documentação do conjunto de instruções Instinct MI200

 

Confira 


A AMD discretamente postou uma nova versão de sua documentação de arquitetura de conjunto de instruções sobre seu acelerador Instinct MI200. A AMD publicou originalmente a documentação ISA para o MI200 em novembro, mas parece ter passado despercebida (inclusive por mim), enquanto em fevereiro eles foram em frente e lançaram uma nova versão dessa documentação técnica

Nos primeiros dias do esforço de driver gráfico Linux de código aberto da AMD, eles acompanharam o código-fonte do driver com lançamentos de documentação da GPU também para ajudar a comunidade e outras partes a trazer sua pilha de drivers gráficos originais. Havia milhares e milhares de páginas de documentação técnica de GPU publicadas pela AMD para ajudar nesse esforço de driver de código aberto. No entanto, com o tempo, eles se concentraram menos na documentação e mais na qualidade do código-fonte aberto. A liberação da documentação para divulgação pública é bastante demorada, especialmente para passar pelos processos de revisão legal e técnica para divulgar esses documentos oficiais à luz do público.

Uma área em que a AMD continuou publicando a documentação adequada da GPU está no conjunto real de instruções do processador gráfico. Como a compreensão adequada da ISA é benéfica para muitas partes externas, esse esforço de documentação pública continua.

Observado esta semana no LLVM Git , foi feita referência à publicação da documentação do AMD MI200.

Os documentos referenciados estão marcados como publicados em fevereiro de 2022 para o AMD Instinct MI200. Parece que o push de documentação passou despercebido / não anunciado, pois ainda não o vi mencionado em nenhum lugar, além de detectar a alteração do LLVM Git. Olhando em volta, parece que também havia a documentação original do AMD Instinct MI200 ISA publicada em novembro, que também foi sem alarde. Não há nenhum registro de alterações para as alterações entre as revisões da documentação de novembro e fevereiro.



Mas, de qualquer forma, para aqueles interessados ​​em aprender mais detalhes técnicos sobre o acelerador AMD Instinct MI200 baseado em CDNA, consulte o guia de referência da AMD (PDF). Este guia ISA vem em 275 páginas.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário