Confira !!
Foi recentemente mesclado com o código Git do Linux 5.17 como uma correção e agora trabalhando para uma série de kernel estável como uma porta traseira, a desativação geral do PCI ATS em todas as GPUs Navi 10 e 14 devido a configurações vBIOS problemáticas.
O kernel do Linux agora bloqueou seletivamente o suporte PCI ATS (Address Translation Service) para IDs e revisões Navi PCI selecionados devido ao comportamento problemático do ATS, mas com a recente alteração do Linux 5.17 Git e esse patch sendo transportado para kernels anteriores está desabilitando completamente o recurso para todas as GPUs Navi 10 e 14. PCI ATS pode ajudar em um ambiente virtualizado com desempenho, mas a falta de uso da funcionalidade no Windows levou a um comportamento de bugs para GPUs Navi 10 e 14 com silício colhido (parcialmente defeituoso).
Para aqueles com GPUs Navi 10/14 em sistemas/vBIOSes problemáticos, ter o PCI ATS ativado pode levar a falhas no sistema que exigem uma reinicialização total . Em vez de tentar perseguir todas as combinações, é mais fácil simplesmente desabilitar o recurso para GPUs Navi 10 e 14.
O patch na v5.17 e na fila para back-porting explica:
Existem escapes de vbios suficientes sem a solução adequada para que alguns usuários ainda atinjam isso. A [Microsoft] nunca produziu ATS no [Windows], então as plataformas OEM que eram apenas [Windows] nem sempre validavam o ATS.
As vantagens do ATS não valem a pena em comparação com as potenciais instabilidades nas placas colhidas. Basta desativar o ATS em todas as placas navi10 e 14.
Para encurtar a história, se estiver enfrentando problemas de estabilidade com as GPUs Navi 10 ou Navi 14 no Linux, pode valer a pena atualizar para uma versão do kernel corrigida (há também a opção de kernel "pci=noats").
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário