FERRAMENTAS LINUX: O Asahi Linux emite o primeiro lançamento alfa para rodar Linux no Apple Silicon

sábado, 19 de março de 2022

O Asahi Linux emite o primeiro lançamento alfa para rodar Linux no Apple Silicon

 Confira !!

O projeto Asahi Linux para executar o Linux no Apple Silicon (atualmente o Apple M1 SoCs) saiu com sua primeira versão alfa oficial.

Na sexta-feira, o projeto Asahi Linux publicou sua primeira versão alfa para facilitar a execução do Linux no hardware da Apple Silicon. Este marco destina-se apenas a "desenvolvedores e usuários avançados". Com esta versão alfa, o Asahi Linux Alpha pode ser facilmente implantado no hardware Apple AArch64 por meio de um simples comando Terminal ao executar o macOS 12.3 e mais recente.


Esta versão alfa inicial do Asahi Linux funciona em hardware M1 / ​​M1 Pro / M1 Max, exceto para o Mac Studio recentemente introduzido. O macOS 12.3+ é necessário com acesso root/admin para instalar. O instalador permite uma instalação de desktop Asahi Linux completa, uma instalação mínima baseada no Arch Linux for Arm ou apenas um ambiente UEFI. Este instalador funciona para ainda permitir o suporte de inicialização dupla para que o macOS possa continuar sendo executado no hardware Apple Silicon.

Esta versão alfa inicial do Asahi Linux foi testada para verificar o funcionamento de WiFi, USB, NVMe, funcionalidade de exibição, Ethernet e outras funcionalidades básicas. No entanto, a aceleração da GPU 3D ainda não está funcionando, o Mac Mini só funciona com saídas HDMI, o fone de ouvido é esquisito com sistemas M1 e a funcionalidade USB3 / alto-falantes / controlador de tela também ainda não está conectada. Para ser trabalhado mais adiante no tubo, está a aceleração da GPU, suportando DisplayPort e Thunderbolt, Bluetooth, recursos do Neural Engine, aceleração de vídeo, ociosidade profunda da CPU, modos de suspensão, integração de câmera e outros recursos.

Aqueles que desejam experimentar esta versão alfa inicial do Asahi Linux ou saber mais sobre este marco atual podem fazê-lo via AsahiLinux.org .





Fonte

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário