FERRAMENTAS LINUX: O DAMON do Kernel Linux 5.18 adiciona a interface de configuração DAMOS

quarta-feira, 23 de março de 2022

O DAMON do Kernel Linux 5.18 adiciona a interface de configuração DAMOS

 



Confira !!

Adicionado ao kernel Linux no ano passado foi o DAMON da Amazon para monitoramento de acesso a dados que viu patches públicos desde o início de 2020. Desde a introdução do Kernel Linux 5.15, essa funcionalidade do kernel continuou a ver novas funcionalidades incorporadas e agora para o Linux 5.18 é DAMOS.

Os patches de recursos DAMON para Linux 5.18 foram mesclados na terça-feira por meio da série de patches de Andrew Morton. O mais notável com as alterações do DAMON para o Kernel  Linux 5.18 é a introdução de uma interface sysfs para ele e apelidada de "DAMOS" - Esquemas de operação baseados em DAMON.

A interface sysfs / DAMOS do DAMON visa melhorar a facilidade de configuração em torno do DAMON e um design superior à interface DebugFS existente. Essa nova interface sysfs para DAMON foi projetada para ser mais fácil de usar e extensível. O DAMOS depende das hierarquias de diretórios do sysfs e possui um arquivo dedicado para cada valor, de acordo com os requisitos do sysfs. Veja como a série de patches resumiu o trabalho do DAMOS:

No momento, DAMON_DBGFS e DAMON_SYSFS fornecem os mesmos recursos. Uma diferença importante entre eles é sua exclusividade. O DAMON_DBGFS funciona de maneira exclusiva, para que nenhum encadeamento de trabalho do DAMON (kdamond) no sistema possa ser executado simultaneamente e interferir de alguma forma. Por isso, DAMON_DBGFS solicita que os usuários construam todos os contextos de monitoramento e os iniciem de uma só vez. Não é um grande problema, mas torna a operação um pouco complexa e pouco flexível.

Para uso mais flexível, o DAMON_SYSFS transfere a responsabilidade de prevenir qualquer possível interferência aos administradores e trabalhar de forma não exclusiva. Ou seja, os usuários podem configurar e iniciar contextos um por um. Observe que o DAMON respeita tanto os grupos exclusivos quanto os grupos não exclusivos de contextos, de maneira semelhante aos bloqueios de leitor-gravador. Ou seja, se algum contexto de monitoramento exclusivo (por exemplo, contextos iniciados via DAMON_DBGFS) estiver em execução, DAMON_SYSFS não iniciará novos contextos e vice-versa.

A interface DebugFS do DAMON deve ser eventualmente descontinuada e focada apenas na interface sysfs. Aqui está um exemplo de monitoramento de endereço virtual para um processo usando a nova interface DAMOS:

# cd /sys/kernel/mm/damon/admin/

# echo 1 > kdamonds/nr_kdamonds

# echo 1 > kdamonds/0/contexts/nr_contexts

# echo vaddr > kdamonds/0/contexts/0/operations

# echo 1 > kdamonds/ 0/contexts/0/targets/nr_targets

# echo $(pidof) > kdamonds/0/contexts/0/targets/0/pid_target

# echo on > kdamonds/0/state


Este patch da documentação para o Kernel Linux 5.18 fornece uma explicação mais detalhada da interface de configuração do DAMON sysfs.

Todo esse trabalho está agora no Kernel Linux 5.18 Git graças aos últimos patches do akpm .





Fonte

Até a próxima !!





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário