FERRAMENTAS LINUX: O Port do LoongArch foi mesclado para o GCC 12

quinta-feira, 31 de março de 2022

O Port do LoongArch foi mesclado para o GCC 12

 Confira !!

Na semana passada, o comitê de direção do GCC aprovou o desembarque do LoongArch como uma novo port para esta arquitetura de CPU chinesa derivada do MIPS, o código foi mesclado na terça-feira.

Enquanto na fase final do "estágio quatro" do desenvolvimento do GCC 12 com este compilador de código aberto com lançamento estável em cerca de um mês, o LoongArch foi mesclado. Devido a um novo porto de CPU não arriscar o código do compilador existente, o código do LoongArch foi capaz de chegar após a aprovação crucial do comitê de direção do GCC.

O LoongArch é a arquitetura de CPU que está sendo desenvolvida pela Loongson depois de oferecer uma variedade de hardware MIPS ao longo dos anos que tem sido amigável ao upstream. Com a arquitetura de CPU MIPS não sendo mais desenvolvida ativamente, eles tiveram que evoluir para seu próprio design de CPU. As CPUs Loongson 3A5000 iniciais baseadas em LoongArch não são competitivas para as CPUs Intel, Arm ou AMD atuais, mas veremos quanto desempenho eles conseguem extrair de seu hardware à frente.

Esses commits trazem o suporte inicial do LoongArch para a GNU Compiler Collection que está em desenvolvimento nos últimos meses.

Isso também abre caminho para o kernel Linux manter seu suporte à arquitetura de CPU LoongArch, uma vez que foi mantido pela necessidade do suporte adequado ao upstrem do compilador .





Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário