Confira !!
Os desenvolvedores de drivers gráficos Radeon Linux da AMD continuam muito ocupados trabalhando em seu próximo suporte a GPU.
Antes do lançamento do novo hardware gráfico Radeon e Instinct no final do ano, os desenvolvedores de drivers Linux de código aberto da AMD estão discretamente avançando na nova habilitação de hardware. Mas, como mencionado, não chamou tanta atenção nesta rodada devido à nova abordagem de habilitar novas GPUs. Eles estão migrando para a enumeração baseada em bloco IP da GPU e, portanto, uma introdução mais modularizada, apenas trazendo todos os diferentes blocos em sua própria série de patches, em vez de apresentar uma grande série inteira de patches para habilitar uma nova GPU que é encabeçada por alguns codinome suspeito e une todas as diferentes peças de ativação para uma GPU específica.
Essa nova abordagem permite que a AMD faça mais trabalho silenciosamente e libere o código-fonte aberto mais cedo, pois pode limpar as revisões de código legal e técnico mais rapidamente nas séries de patches menores, em vez de precisar obter aprovações em séries de patches massivas, como já foi feito. foi o caso no passado.
Essa abordagem também significou poder publicar os binários de firmware de código fechado mais cedo. No início deste mês, a AMD publicou novos binários de firmware para alguns desses blocos de IP de GPU que eles têm enfrentado recentemente.
Na sexta-feira, eles lançaram firmware atualizado para alguns de seus blocos de IP para seu processador seguro PSP e controlador gráfico (GC). O PSP 13.0.8 e GC 10.3.7 foram atualizados. Esses novos blobs de firmware podem ser encontrados em Linux-firmware.git. Apenas outro sinal renovador desta nova abordagem de desenvolvimento em comparação com os tempos no passado de ter que esperar até pouco antes do lançamento real do hardware ou mesmo logo após o lançamento do hardware antes que a AMD tornasse públicos seus binários de firmware necessários para o código aberto driver para fornecer aceleração de hardware.
A AMD na sexta-feira também enviou mais correções para o drm-next para suas alterações na fila para o Linux 5.18. Isso inclui correções para os novos blocos IP do SMU 13.0.5, DCN 3.1.5, DCN 3.1.6 e muito mais. Há também correções para a série MI200 "Aldebaran", uma correção de redefinição de GPU DC, correção de gerenciamento de energia de tempo de execução para APUs, correção de SR-IOV e outras correções aleatórias. Também há trabalho no suporte CRIU para o conjunto AMD a ser introduzido na v5.18.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário