FERRAMENTAS LINUX: A AMD prepara os patches do Linux para o suporte do x2AVIC

quinta-feira, 7 de abril de 2022

A AMD prepara os patches do Linux para o suporte do x2AVIC

 


Confira !!

Em fevereiro, os engenheiros da AMD enviaram uma "solicitação de comentários" sobre o suporte à virtualização x2APIC (x2AVIC). Esses patches agora foram refinados além do estado RFC e enviados hoje como uma série de patches para revisão adicional na lista de discussão do kernel Linux.

Com o código Advanced Virtual Interrupt Controller (AVIC) da AMD nos últimos anos, o x2APIC não foi suportado simultaneamente. Agora, com x2AVIC, ele supera essa limitação para virtualização de interrupção com x2APIC habilitado. O X2APIC é particularmente importante para suportar contagens maiores de vCPU à frente dos processadores de servidor de próxima geração da AMD com EPYC Genoa esperado para ter 96 núcleos / 192 threads por soquete e EPYC Bergamo até 128 núcleos / 256 threads por soquete ... Ou ainda mais longe, Há rumores de que o AMD EPYC Turin tem 256 núcleos / 512 threads por soquete. O código x2AVIC foi testado com sucesso agora pelos engenheiros da AMD com mais de 255 vCPUs ativas, verificando sua funcionalidade até 512 vCPUs por enquanto com seu hardware interno.


Anteriormente, com o AVIC, o convidado precisava desabilitar o recurso x2APIC e só podia ser executado no modo APIC para ativar a virtualização de interrupção acelerada por hardware. Com x2AVIC, o convidado pode ser executado no modo x2APIC. Este recurso é indicado pelo CPUID Fn8000_000A EDX[14], e pode ser ativado configurando o bit 31 (habilita AVIC) e bit 30 (modo x2APIC) do offset VMCB 60h.

O modo de virtualização de interrupção pode mudar dinamicamente durante o tempo de execução. Por exemplo, quando o AVIC está ativado, o hypervisor atualmente mantém o controle da ativação do AVIC e define o bit 31 do VMCB de acordo. Com x2AVIC, o sistema operacional convidado também pode alternar entre os modos APIC e x2APIC durante o tempo de execução. O driver kvm_amd também precisa acompanhar e definir o bit 30 do VMCB de acordo.

 

Mais detalhes sobre o suporte à virtualização x2APIC da AMD para uso do Linux KVM por meio desta série de patches .







Fonte

Até a próxima !!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário