Confira !!
Recentemente, houve relatórios de bugs para aqueles que usam o GNOME Shell 42, seja o Ubuntu 22.04 ou o Fedora (Silverblue) 36 Beta sobre falhas ou telas em branco aparecendo ao usar o driver do kernel Radeon DRM/KMS. Esse driver Radeon DRM mais antigo é para processadores gráficos pré-GCN 1.2 (além daqueles no GCN 1.0/1.1 que mudam para usar o driver do kernel AMDGPU com parâmetros de módulo opcionais), enquanto agora o Mutter conseguiu uma correção para esse problema.
As falhas na inicialização ou telas em branco que aparecem para aqueles no driver Radeon DRM mais antigo agora devem ser corrigidas com o código Git mais recente e também funcionar em versões pontuais. Isso é apenas se estiver usando o driver Radeon DRM mais antigo e não o driver de kernel AMDGPU DRM/KMS mais recente.
O problema acabou sendo Mutter tentando fazer uso de modificadores de buffer KMS mesmo com o driver do kernel Radeon não suportando-os (DRM_CAP_ADDFB2_MODIFIERS).
Ol Mutter desativou anteriormente os modificadores KMS para o driver Radeon usando a lista negra com uma regra udev, mas então (acidentalmente?) descartou os modificadores udev blacklisting quando as regras Nouveau e AMDGPU foram apagadas. A correção mesclada na semana passada está realmente verificando o recurso DRM_CAP_ADDFB2_MODIFIERS e desabilitando o uso de modificadores KMS se esse limite não estiver exposto e, assim, evitando listas negras/listas brancas específicas do driver.
Então, por sua vez, essa correção foi mesclada e deve deixar as placas gráficas ATI/AMD Radeon mais antigas felizes com o GNOME 42.
Se você estiver enfrentando uma falha na inicialização ou um problema de tela em branco com o driver do kernel Radeon no GNOME, uma solução alternativa também está usando a variável de ambiente MUTTER_DEBUG_USE_KMS_MODIFIERS=0 para desativar manualmente os modificadores.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário