Confira !!
Embora o Intel Alder Lake esteja disponível há cerca de meio ano e esteja funcionando bem no Linux, principalmente com os kernels v5.16+, o driver "intel_idle" para gerenciamento de tempo ocioso da CPU não deu suporte a esses mais recentes desktop/mobile Intel processadores, mas agora há esse suporte a caminho para possíveis benefícios de economia de energia.
Zhang Rui, da Intel, enviou na sexta-feira um patch adicionando suporte ao Alder Lake ao driver intel_idle Linux. Isso é semelhante ao driver Intel Idle recentemente adicionado ao suporte Xeon Sapphire Rapids .
O driver intel_idle funciona com CPUs Intel compatíveis com MWAIT e visa fornecer um uso Linux mais eficiente em termos de energia. Veremos que o impacto para Alder Lake, até agora, os números de energia da CPU do Linux não são muito diferentes do que vemos no Windows. Com o patch de suporte do Alder Lake sendo publicado apenas agora, ele não será implementado até pelo menos o Kernel Linux 5.19.
Como no trabalho intel_idle do Sapphire Rapids mencionado anteriormente, os estados de energia C1 e C1E agora são mutuamente exclusivos, com apenas um desses estados pode ser ativado por vez. Mas com esse suporte ao Alder Lake, o C1E está sendo preferido ao C1 - ao contrário do Sapphire Rapids, onde o C1 é preferido devido à menor latência ao sair do estado, pois é importante para as características de desempenho do servidor. Portanto, com o Alder Lake, por padrão, o C1E será preferido para maior economia de energia, embora com latência um pouco maior. Mas, como no Linux e no código aberto em geral, essa preferência C1 e C1E é configurável com o kernel.
O patch também carrega tabelas c-state personalizadas ajustadas para os processadores móveis Alder Lake e desktop Alder Lake. Veremos se esse suporte de driver Intel Idle para Alder Lake faz alguma diferença significativa quando esse código atrasado for atualizado.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário