Confira !!
As GPUs AMD mais antigas emparelhadas com as plataformas Intel Alder Lake estão levando a travamentos durante os ciclos de suspensão/retomada, portanto, um patch está pendente para o kernel do Linux desabilitar o Active State Power Management (ASPM) em tais combinações.
Aqueles que usam GPUs AMD mais antigas, como as placas Radeon Pro WX3200 e Radeon RX 640 "Polaris", relataram travamentos durante a suspensão/retomada ao executar com as plataformas Alder Lake de última geração da Intel. O travamento foi rastreado para o Active State Power Management ser o culpado nessas combinações, então o driver AMDGPU Linux irá desabilitar o ASPM em tais configurações. Ao se comportar corretamente, o ASPM é importante para reduzir o consumo de energia dos dispositivos PCIe em modo inativo.
Foi no ano passado com o Kerrnel Linux 5.14 que a AMDGPU habilitou o ASPM para mais sistemas para ajudar na economia de energia. ASPM em geral no Linux viu sua parcela de problemas ao longo dos anos entre o software e o hardware. Com os recentes problemas de ASPM de hardware pareciam ser um problema do passado, mas pelo menos com Alder Lake e algumas GPUs AMD mais antigas, ainda está causando dores de cabeça.
Este patch para o driver AMDGPU DRM está pendente para que, ao longo do caminho de código AMD "Ilhas Vulcânicas" (VI), ele agora verifique se a CPU faz parte da família Alder Lake e desative o ASPM, se for o caso. As GPUs AMD mais recentes não parecem ter problemas com o Intel Alder Lake e, novamente, esse problema de travamento é algo que surge durante os ciclos de suspensão/retomada. Portanto, se você estiver executando o Alder Lake com gráficos AMD e tiver visto travamentos nesses casos, pode valer a pena alternar o ASPM ou tentar este patch.
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário