FERRAMENTAS LINUX: O analisador estático do GCC 12 adiciona o modo de contaminação e inicia o suporte de montagem

quinta-feira, 14 de abril de 2022

O analisador estático do GCC 12 adiciona o modo de contaminação e inicia o suporte de montagem

 

Confira !!

A Red Hat continua avançando nos recursos de análise estática da GNU Compiler Collection. Com a próxima versão do GCC 12, há ainda mais melhorias para este analisador estático ainda experimental.

Foi Introduzido há dois anos como parte do GCC 10 um analisador estático embutido acessível através da opção "-fanalyzer". Tem sido uma adição bastante útil ao GCC, embora ainda em um estado experimental, mas melhorando a cada lançamento de recurso.

Com o lançamento do GCC 12 nas próximas semanas, David Malcolm, da Red Hat, responsável por grande parte do trabalho do -fanalyzer, forneceu uma atualização sobre novos recursos.

O analisador estático no GCC 12 agora tem um aviso sobre o uso de valores não inicializados, um modo de contaminação para C para variáveis ​​que não são confiáveis ​​para possíveis valores controlados por invasores que entram em um programa e redução do número de falsos positivos emitidos pelo analisador. Ser capaz de usar o analisador estático do GCC no kernel Linux também tem sido um foco para este ciclo anual de desenvolvimento.

Foi como parte do trabalho para dar suporte ao kernel do Linux para análise estática que o -fanalyzer do GCC ganhou suporte para algum código Assembly embutido. Ainda outra área de foco tem sido trabalhar para o suporte a C++, mas isso ainda está em andamento e esperamos ver muito mais trabalho para o GCC 13.

Mais detalhes sobre o trabalho da Red Hat para melhorar a análise estática do GCC podem ser encontrados nesta postagem no blog Red Hat Developers por David Malcom.








Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário