Confira !!
Embora durante esses tempos loucos pareça que o Fedora fez a transição do Yum para o DNF ontem, já faz meia década desde que o gerenciador de pacotes DNF foi o padrão no Fedora. No próximo ano, com o Fedora 38, eles estão analisando ainda mais o gerenciamento de pacotes por meio do MicroDNF.
O novo código de gerenciamento de pacotes MicroDNF visa fornecer todos os principais recursos do DNF sem perder seu espaço mínimo. A proposta de mudança para esta grande atualização do MicroDNF no Fedora 38 explica: " O novo Microdnf principal fornecerá grandes melhorias e, em alguns casos, melhor comportamento que o DNF. No futuro, o novo Microdnf substituirá o DNF. O novo Microdnf será acompanhado por uma nova biblioteca (libdnf5) e um novo DNF Daemon. "
Essa evolução do gerenciamento de pacotes no Fedora forneceria uma experiência de usuário aprimorada por meio de relatórios mais avançados, melhor conclusão do Bash, tabela de transações aprimorada e muito mais. Espera-se que a biblioteca DNF atualizada (libdn5) forneça melhor modularidade, uma interface de usuário unificada, melhorias de plug-in, um novo daemon, melhorias de desempenho e muito mais.
Mas nesta transição de gerenciamento de pacotes MicroDNF, os desenvolvedores reconhecem que alguns comportamentos / interfaces de linha de comando não serão mantidos 100% iguais e as alterações também resultarão em mudanças internas de banco de dados / estruturais. Uma mudança notável é que a remoção de um pacote não acionará mais a remoção de dependências não utilizadas.
Este trabalho do MicroDNF está sendo planejado para o lançamento do Fedora 38 que será lançado em cerca de um ano a partir de agora, não o ciclo do Fedora 37 que será lançado neste outono.
Mais detalhes sobre esses planos do MicroDNF para o Fedora 38 através do Fedora Wiki .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário