FERRAMENTAS LINUX: O Nautilus do GNOME pode ver grandes melhorias, um novo visualizador de imagens está entrando em foco

terça-feira, 5 de abril de 2022

O Nautilus do GNOME pode ver grandes melhorias, um novo visualizador de imagens está entrando em foco

 

Confira !!

O desenvolvedor do GNOME, Chris Davis, apresentou planos para pelo menos alguns dos itens de trabalho que ele e outros desenvolvedores de código aberto esperam realizar para o GNOME 43 e versões futuras.

Chris apresentou alguns planos interessantes para o GNOME 43 e além em sua última postagem no blog, descrevendo os recursos a serem abordados.


Na frente de coloração/tema do GNOME, há planos para adicionar suporte para cores de destaque globais ao Adawaita, juntamente com uma API de recoloração. Cores de destaque personalizáveis ​​seriam semelhantes ao recurso disponível para outras plataformas e aplicativos, embora usá-lo seria opcional para desenvolvedores de aplicativos. A API de recoloração seria para alterar as cores programaticamente pelos desenvolvedores em seus aplicativos e para as cores dependentes serem atualizadas automaticamente.

Os desenvolvedores do GNOME estão trabalhando nas melhorias do libadwaita com uma API de recoloração e cores de destaque globais.


Na frente de gerenciamento de arquivos, existe a possibilidade de fazer com que o seletor de arquivos se torne parte do núcleo do GNOME em vez de parte do kit de ferramentas GTK. Também há planos para tornar o gerenciador de arquivos Nautilus adaptável para que funcione bem em formatos móveis com o GNOME upstream. Se o seletor de arquivos GNOME fizer parte do gerenciador de arquivos Nautilus, poderá haver uma melhor integração com os recursos da plataforma GNOME.

O Loupe também vem tomando forma como um novo visualizador de imagens para o GNOME. O Loupe é escrito na linguagem de programação Rust e usando GTK4 junto com libadwaita. A lupa desde o início foi projetada para ser adaptável, amigável ao toque e fácil de usar. A longo prazo, a Lupa pode adicionar alguns recursos básicos de edição de imagem.

Algumas outras melhorias comentadas incluem reescrever o analisador de uso de disco Baobab dentro da linguagem de programação Rust e fazer melhorias de design no processo. Outros itens de trabalho incluem suporte para abrir arquivos vizinhos no Portal FileChooser para Flatpaks, correções de acessibilidade e muito mais. Grandes coisas planejadas.

Mais detalhes em blogs.gnome.org .







Fonte

Até a próxima !!







Nenhum comentário:

Postar um comentário