FERRAMENTAS LINUX: A Intel anuncia o SYCLomatic para a conversão de código aberto do código do CUDA para o C++ SYCL

sexta-feira, 20 de maio de 2022

A Intel anuncia o SYCLomatic para a conversão de código aberto do código do CUDA para o C++ SYCL

 

Confira !!


Ontrem, a Intel suspendeu o embargo ao SYCLomatic, sua nova ferramenta de código aberto para ajudar a migrar bases de código direcionadas ao CUDA da NVIDIA, para que possam ser redefinidas para direcionar C++ e SYCL - podendo, assim, alavancar os processadores gráficos da Intel e combinar com seus objetivos de uma API.

SYCL é o modelo de programação Khronos baseado em C++17 atualmente e é uma abordagem de fonte única para direcionar vários aceleradores de hardware. O SYCL é independente do grupo de trabalho OpenCL da Khronos e viu várias implementações ao longo dos anos para reforçar o potencial de computação fora dos jardins murados, como o NVIDIA CUDA.

Ao longo dos anos tem havido vários esforços para levar bases de código de/para SYCL para outros modelos de programação. Tem havido os gostos de hipSYCL para direcionar o ROCm HIP da AMD,ComputeCpp , triSYCL e muito mais.

Nos últimos anos, a Intel trabalhou no encanamento do SYCL em seus componentes de software oneAPI e no compilador Data Parallel C++ (DPC++) e é uma de suas rotas preferidas para programas que desejam atingir os sistemas heterogêneos da Intel em CPUs, GPUs e XPUs. A Intel ajudou a impulsionar o mundo SYCL com contribuições upstream para LLVM e outros componentes.

Mas como ainda existem muitas bases de código por aí visando explicitamente o CUDA da NVIDIA, a Intel hoje está anunciando o SYCLomatic como uma ferramenta de conversão de código aberto com o objetivo de converter automaticamente mais código para ser compatível com o paradigma SYCL. A Intel espera que isso leve a mais softwares rodando em suas CPUs, GPUs e FPGAs.

Intel SYCLomatic


A Intel diz que o SYCLomatic é capaz de portar aproximadamente "90-95%" do código CUDA automaticamente para código compatível com SYCL. Mas eles reconhecem que pode não ser perfeito e ainda pode haver ajustes personalizados necessários para alcançar o desempenho desejável para uma determinada plataforma. De qualquer forma, deve ser uma grande economia de tempo inicial para desenvolvedores que desejam explorar portas SYCL.

O SYCLomatic está disponível via GitHub sob o guarda-chuva do oneAPI.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário