FERRAMENTAS LINUX: A Máquina Virtual m68k se mostra capaz, o Xtensa e o C-SKY Archs estão vendo as atualizações também

terça-feira, 24 de maio de 2022

A Máquina Virtual m68k se mostra capaz, o Xtensa e o C-SKY Archs estão vendo as atualizações também

 

Confira !!

As arquiteturas de processador Motorola 68000, o Xtensa e o C-SKY tiveram adições notáveis ​​para o kernel Linux 5.19 em desenvolvimento .

É Notável com as mudanças m68k para o Kernel Linux 5.19 é a introdução de um novo destino de máquina baseado nas interfaces do Google Goldfish. O popular destino Macintosh Quadra 800 usado para fins de máquina virtual visando m68k é limitado a apenas 1 GB de RAM e um conjunto específico de interfaces para corresponder a esse hardware antigo real.

Com o novo alvo de máquina m68k, ele é baseado no Goldfish do Google originalmente usado para simulações do Android. Este novo alvo permite máquinas virtuais com até 3,2 GB de memória do sistema e até 128 dispositivos VirtIO nesta plataforma m68k puramente virtual. O QEMU 6.0 já fundiu seu suporte e agora para o Linux 5.19 o código do kernel está pronto. O novo suporte à máquina virtual m68k está por trás da opção "VIRT" para as compilações do kernel Motorola 68000.

Este novo alvo é a principal mudança como parte das atualizações m68k enviadas hoje para o Kernel Linux 5.19.

O SoC Xuantie C910 baseado em C-SKY.

Enquanto isso, as alterações do C-SKY foram enviadas hoje para o Linux 5.19. Essa arquitetura de CPU doméstica chinesa para IoT e outros casos de uso viu algumas mudanças dignas de menção. O C-SKY adicionou três otimizações atômicas, otimizações memcpy e memcpy_io e algumas correções de código.

A arquitetura de CPU Xtensa para o Tensilica ISA que foi adquirida pela Cadence há quase uma década também recebeu algumas atualizações para este novo kernel. As atualizações do Xtensa incluem suporte para coprocessadores em compilações SMP, suporte para o Kernel Concurrency Sanitizer (KCSAN), tratamento de falhas de proteção em configurações sem MMU, o suporte para a hibernação, o suporte para o uso de coprocessadores no modo kernel, o suporte para o rastreamento de contexto e uma variedade de outras melhorias.







Fonte

Até apróxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário