Confira !!
As atualizações do subsistema de som para o kernel Linux 5.19 incluem o código inicial do driver de som Intel "AVS".
Os engenheiros da Intel estão trabalhando em um novo driver de som/DSP de áudio para Skylake, Kabylake, Apollo Lake e Amber Lake. Depois de trabalhar para melhorar o código do driver existente, foi tomada a decisão de que seria melhor escrever um novo driver. Aqui está a situação resumida em uma iteração anterior da série de patches trabalhando no driver de som Intel "AVS":
Uma continuação do trabalho de limpeza das soluções Intel SST encontradas em sound/soc/intel/. Com dois capítulos principais lançados no ano passado e remoção da solução haswell, chegou a hora de Skylake-driver.
Ao longo de 2019, 2020 e 2021, o Skylake-driver teve muitas correções aplicadas e até tentativas de refatoração, como visto na revisão fundamental, ajustes de fluxo IPC e séries de revisão LARGE_CONFIG. Infelizmente, a história se repete - os problemas são encontrados no núcleo de um driver. Pintá-lo com cores diferentes não muda o fato de que ainda é um castelo de cartas. Como as mudanças necessárias para resolver esses problemas tornariam a solução Skylake incompatível com suas revisões anteriores, foi tomada a decisão de fornecer uma nova solução. Com o tempo, ele iria descontinuar e substituir o driver Skylake.
Essa solução foi chamada AVS - do nome da arquitetura AudioDSP: Audio-Voice-Speech. Destina-se a fornecer suporte para exatamente a mesma variedade de plataformas que seu antecessor: SKL, KBL, AML e APL.
Várias funções encontradas na estrutura HDAudio e ASoC foram exportadas e são reutilizadas posteriormente pelo avs-driver para evitar que o código seja duplicado nesta solução. Todos eles atuam como dependências de driver e são encontrados no início da série para deixar claro o que é necessário para o avs-driver compilar.
Com o Kernel Linux 5.19 é o código inicial do driver de som Intel Audio-Video-Speech (AVS) para as plataformas Skylake to Apollo Lake. Este driver, no entanto, ainda está em seus estágios iniciais e ainda não preteriu/substituiu o código de driver existente.
A atração de som para o Kernel Linux 5.19 também trabalhou em um novo mecanismo IPC para o código Sound Open Firmware (SOF) da Intel, melhorias contínuas no driver de codec de áudio Cirrus HD, um driver MIDI serial genérico introduzido e suporte para vários novos chips. O novo suporte de hardware no lado do som com Linux 5.19 inclui dispositivos analógicos ADAU1361, Cirrus Logic CS35L45, Maxim MAX98396, MediaTek MT8186, interfaces NXP i.MX8 micfil/SAI, NVIDIA Tegra186 ASRC e Texas Instruments TAS2764/TAS2780.
E o que diabos um novo driver serial MIDI está fazendo para o kernel em 2022? Este novo driver MIDI serial genérico destina-se ao uso de dispositivos seriais compatíveis com o barramento serial como dispositivos MIDI brutos para os dispositivos não compatíveis com o driver serial-u16550 existente. Este driver começou trabalhando em um Raspberry Pi 4 com envio/recebimento de MIDI bruto de maneira de baixa latência.
Mais detalhes sobre as mudanças de som para o Kernel Linux 5.19 por meio deste pull request que já foi mesclado ao mainline.
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário